Título: Dirceu defende Carvalho na presidência do PT
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 30/03/2009, O País, p. 4

Ex-ministro afirma que chefe de gabinete de Lula une partido

O deputado cassado e ex-chefe da Casa Civil José Dirceu defendeu, durante o seminário estadual da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB), antigo Campo Majoritário, que o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, substitua o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) na presidência do Partido dos Trabalhadores.

As eleições internas do PT estão marcadas para outubro deste ano. O encontro foi realizado sábado, na Associação Atlética Banco do Brasil, na Tijuca, Zona Norte do Rio.

¿ É o único nome que unifica todas as correntes do PT. Ele tem experiência. Peço que Lula libere Gilberto Carvalho para ser o presidente do PT ¿ afirmou Dirceu ontem ao GLOBO.

Segundo ele, o evento teve o objetivo de debater a crise mundial, e não discutir política, apesar de o ex-ministro lembrar aos cerca de 500 militantes presentes no evento a necessidade de fortalecer a união do PT em torno da candidatura da atual chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência, em 2010.

¿ Fizemos um balanço do governo. Não foi uma reunião política. Esse é o momento de o partido se dedicar mais para ajudar o presidente Lula a enfrentar a crise ¿ disse Dirceu, um dos réus do mensalão.

Petista nega ter defendido volta de Delúbio Soares Perguntado ontem se seria a favor da possível refiliação ao partido do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, outro personagem do mensalão, expulso da legenda, Dirceu negou.

¿ Eu não sou um membro da Executiva do PT. Não tenho direito a voto. O que eu disse foi apenas que, na época, votei contra a expulsão dele ¿ afirmou o ex-ministro.

No encontro, José Dirceu chegou a comparar Lula aos ex-presidentes Getulio Vargas e Juscelino Kubitschek, e defendeu a queda dos juros. Participaram da reunião o presidente estadual do PT, Alberto Cantalice, e o deputado Gilberto Palmares, além da secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva.