Título: A vez dos olhos castanhos na Casa Branca
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 30/03/2009, Economia, p. 15

Colunista do "NYT" ironiza declaração de Lula.

A colunista do ¿New York Times¿ Maureen Dowd escreveu um artigo na edição de domingo do jornal mencionando a polêmica declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que a crise foi provocada por ¿brancos de olhos azuis¿. A colunista aproveita a declaração para dizer que, ¿com Obama na Casa Branca, os olhos castanhos poderão finalmente ¿ e merecidamente ¿ superar os olhos azuis¿.

Bem-humorado, o artigo começa fazendo referência a uma outra declaração polêmica: ¿À medida que a loucura avança, foi difícil superar o Papa dizendo que camisinhas espalham a Aids. Mas o presidente do Brasil, chamado simplesmente de Lula, se esforçou¿.

Maureen aproveita a metáfora de Lula para criticar os críticos de Obama, em especial os republicanos ligados à gestão do ex-presidente George W. Bush. ¿É verdade, claro, que George W. Bush e Dick Cheney, os pálidos e elitistas líderes anglo-saxões, que permitiram que os mercados financeiros dos EUA se transformassem em cassinos indecentes, foram muito, mas muito mesmo, homens brancos de olhos azuis.¿ A colunista diz que a ¿frase descontrolada¿ de Lula reativou a velha rivalidade estética entre os que têm olhos azuis com os demais. ¿Barack Obama e sua família já tiveram um profundo impacto na cultura em termos do que é bonito e bom de marketing. Rostos negros estão surgindo em todos os anúncios agora.¿