Título: Dois anos de choque de ordem renovam Brasília
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 29/03/2009, O País, p. 12

Desde 2007, governador reprime ação de ambulantes e transporte pirata e põe abaixo construções irregulares

BRASÍLIA. O choque de ordem iniciado este ano no Rio foi desencadeado em Brasília em 2007, pelo governador José Roberto Arruda (DEM), e o resultado, dois anos depois, mudou a paisagem urbana. Na época, a poucos metros da Esplanada dos Ministérios, 1.200 vendedores ambulantes atuavam sem qualquer fiscalização, a grilagem de terras avançava sem controle e construções inacabadas manchavam a paisagem da capital do país.

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Brasília tem regras rígidas de ocupação dos espaços urbanos, que eram desrespeitadas no cotidiano. A retirada dos ambulantes das áreas centrais foi uma das primeiras medidas adotadas pelo governo do Distrito Federal.

Eles foram removidos para um shopping popular construído para abrigá-los. Como o local é distante das áreas de comércio, muitos tentam voltar ao Centro, o que exige uma ação constante da fiscalização.

Em dois anos, três mil vans retiradas das ruas Três mil vans que circulavam irregularmente foram retiradas das ruas. O governo adquiriu 450 microocirc;nibus para substituir o transporte alternativo, mas admite ainda enfrentar o desafio diário de combater o transporte pirata feito por carros particulares.

Em dois anos, 10,4 mil motoristas foram flagrados cometendo essa infração e receberam multas.

¿ O mais difícil é mudar a cabeça das pessoas para sair de uma cultura de ilegalidade consentida e passar para outra, onde prevaleçam a organização da cidade e a legalidade ¿ diz Arruda.

O combate à invasão de terras foi uma das medidas de maior impacto no início da atual administração, e provocou fortes reações na população, especialmente a de baixa renda, contribuindo para a queda da popularidade do governador à época. A administração anterior do Distrito Federal fazia vistas grossas à grilagem de terras, e condomínios em áreas invadidas irregularmente proliferavam.

O governo fez um mapeamento das ocupações irregulares que resultou na demolição de 1.515 edificações de alvenaria e 7.400 de lona e madeira, segundo dados da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água.

A população de baixa renda que vivia em invasões e atendia a algumas exigências do governo foi removida para outras áreas ¿ foram feitas cerca de oito mil remoções, segundo o governo do DF. As famílias com mais de cinco anos no Distrito Federal ganharam um lote em áreas legalizadas, e as demais receberam um auxílio correspondente a um ano de aluguel.

As edificações fora de áreas de preservação ambiental estão sendo regularizadas, e o governo do Distrito Federal aumentou a fiscalização para impedir novas invasões.

¿ O crescimento desorganizado é a principal causa da violência, do caos no trânsito, de todos os males das grandes cidades brasileiras.

Só que organizar o crescimento é um exercício permanente de contrariar interesses.

É impopular. Gera incompreensão.

Mas é o único caminho para melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades ¿ diz o governador.

Outra medida de impacto foi a implosão de três esqueletos de obras inacabadas em áreas centrais de Brasília, que comprometiam a ocupação ordenada do espaço urbano da capital. A poucos metros do Palácio da Alvorada, o esqueleto de um hotel de 16 andares destoava da extensa área verde que margeia o Lago Paranoá.

A construção havia sido embargada exatamente porque feria o plano diretor da capital, mas a implosão do prédio só aconteceu anos depois do embargo.

¿ Não houve pagamento de indenização. Foi uma forte ação política do governo que viabilizou a demolição ¿ explica o presidente da Terracap, Antonio Gomes.

Roriz teria distribuído cerca de 200 mil lotes Em outra área residencial de classe média alta ¿ o Lago Norte ¿, foi demolida uma edificação inacabada com 30 mil metros quadrados de área constr uída, que seria um shopping. Neste caso, a Terracap fez um acordo com os proprietários, que exigiam uma indenização. Com o acordo, eles concordaram em ficar apenas com o terreno, e hoje está sendo erguido um novo shopping.

As medidas adotadas pelo governo Arruda para reordenar o espaço urbano de Brasília receberam críticas de setores da população que se sentiram prejudicados. Estimase que, em seus três mandatos, o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) tenha distribuído cerca de 200 mil lotes à população de baixa renda, garantindo um eleitorado cativo nesta classe social.

O atual governador elegeu o choque de ordem urbana como uma das principais bandeiras de sua gestão, e aposta que os resultados serão traduzidos nas urnas, ano que vem, quando deverá enfrentar Roriz.