Título: Esse é o cara. Adoro esse cara
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 03/04/2009, Economia, p. 19

Obama afirma que Lula é o político mais popular do planeta

LONDRES. Se ontem os jornais britânicos não escondiam a decepção com o desempenho morno de Barack Obama numa entrevista coletiva ao lado do premier britânico, Gordon Brown. O presidente dos EUA fez a festa dos jornalistas e de milhões de usuários da internet ao ser flagrado cumprimentando o presidente Lula de maneira para lá de informal na chegada dos líderes do G-20 à reunião de cúpula de ontem.

- Esse é o cara! Adoro esse cara, que é o político mais popular do planeta - disse Obama, que em inglês chamou Lula de my man, numa típico cumprimento de rua originado nas comunidades negras americanas e que pode ser literalmente traduzido por "esse é o meu chapa".

Diante de um surpreso Lula, que pareceu um pouco aparvalhado ao ser informado do cumprimento por intermédio de seu tradutor, Sérgio Ferreira, Obama deu prosseguimento à rasgação de seda ao brincar que a popularidade de Lula se deve ao que o presidente americano chamou de "boa pinta". Aos afagos de Obama juntou-se a intervenção do premier australiano, Kevin Rudd, que lembrou o fato de Lula ser popular mesmo estando num segundo mandato.

Mais tarde, Lula deu risada ao comentar o assunto numa entrevista coletiva na Embaixada brasileira, ainda que mostrasse um pouco de constrangimento com a atenção despertada pelo episódio - apenas no site da BBC, que esteve a cargo das filmagens e da transmissão do encontro de ontem em Londres, o vídeo estava entre os mais acessados até o fim da noite.

- Gostei da gentileza do Obama, mas tenho consciência da minha importância no mundo. Essa história de liderança é apenas uma bobagem técnica. Torço muito pelo Obama, que tem um pepino infinitamente maior do que eu. Sou torcedor dele desde os tempos de candidatura, pois ele pareceu um de nós. Se você encontrar o Obama na Bahia vai certamente achar que o homem é baiano - afirmou o presidente Lula.