Título: Paparicado na terra dos brancos
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 02/04/2009, Economia, p. 19

LONDRES. Um dos poucos pontos de consenso entre os principais países do G-20 parece ser o desejo de paparicar o presidente Lula. Além de nas últimas semanas ter posado para fotos ao lado de Barack Obama, Gordon Brown e Nicolas Sarkozy, Lula virou até tema de anedota, surgindo em meio à entrevista coletiva com o premier britânico e o líder dos EUA. Brown citou uma história contada por Lula para dizer que já não é mais hora de se procurar culpados pela crise.

¿ O presidente Lula me disse: `Quando eu era sindicalista, culpava o governo. Quando eu era da oposição, culpava o governo.

Quando eu virei governo, culpei a Europa e os EUA¿ ¿ relatou Brown, arrancando sorrisos de Obama.

O episódio deve garantir mais menções ao brasileiro na mídia britânica, que anda se fartando de falar de Lula em sua cobertura para a reunião do G20. O tom geralmente é de admiração por Lula defender os direitos de países em desenvolvimento no cenário global ¿ algo que não foi muito afetado pela pouco diplomática declaração sobre banqueiros ¿brancos de olhos azuis¿.

¿ Estava claro que Lula não estava promovendo teorias raciais, e sim chamando a atenção para essa injustiça de que a vasta maioria do mundo tenha de sofrer pela ambição e estupidez de poucos ¿ disse o comentarista político Mark Weisbrot.

Lula recebeu elogios até pela decisão de ir de trem Eurostar para se deslocar ontem de Paris para Londres, o que, para o jornal ¿Guardian¿, foi um exemplo de respeito ao meio ambiente.

Sarkozy, por exemplo, usou o avião presidencial para o mesmo trajeto. Para o jornal, ¿Lula deu uma lição nos outros líderes com sua jornada de pouca emissão de carbono¿.

Já em Londres, na foto oficial com os líderes do G-20, o presidente Lula ganhou lugar de destaque: ao lado da rainha Elizabeth II. (Fernando Duarte)