Título: Sarkozy defende maior regulação financeira global e alfineta Obama
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 02/04/2009, Economia, p. 20

Para presidente francês, moralizar o capitalismo vai além do discurso bonito.

LONDRES. Ainda que não tenha repetido a ameaça de abandonar a reunião de cúpula dos líderes dos países do G-20, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, voltou a insistir que a regulação mais rigorosa do sistema financeiro mundial é uma condição fundamental para o sucesso das negociações do encontro em Londres. Numa entrevista coletiva com a chanceler alemã, Angela Merkel ¿ que também fez uma defesa calorosa do argumento ¿ Sarkozy aproveitou para alfinetar o presidente dos EUA, Barack Obama, que se opõe à maior regulação: ¿ Todos nós ficamos entusiasmados com a eleição do presidente Obama, mas é preciso que sua administração seja compatível com a mensagem de mudança que ele pregou na campanha.

Estamos diante de uma oportunidade histórica de moralizar o capitalismo, e isso é mais que uma questão de ego ou discursos bonitos ¿ ironizou.

Para Obama, há consenso entre líderes do G-20 Sarkozy e Merkel receberam os jornalistas algumas horas após entrevista coletiva de Obama com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown. Nela, o presidente americano minimizou as divergências do G-20, mas reiterou seu argumento de que os EUA gostariam de ver mais nações desenvolvidas injetando recursos no sistema financeiro mundial, algo a que França e Alemanha se opõem: ¿ Os EUA não podem ser o único motor do crescimento econômico mundial . Todo mundo vai precisar empurrar junto.

Mas acho que isso tem sido bem compreendido pelas partes, e as diferenças entre as posições dos vários países têm sido relatadas de forma exagerada.

Sarkozy, porém, voltou a alfinetar Obama.

¿ Claro que todos nós precisamos fazer concessões numa negociação, mas é preciso a adesão de todas regiões do mundo, até porque essa crise não teve início na Europa, certo? Já Brown disse estar convencido de que o G-20 vai chegar a um acordo. E Merkel bateu na tecla da regulação: ¿ O sucesso do encontro depende da aprovação de uma nova arquitetura para mercados financeiros em língua muito clara para que todos entendam.