Título: Edmar: começa processo por quebra de decoro
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 01/04/2009, O País, p. 4

Deputado dono de castelo em Minas pode ser punido com uma pena alternativa à cassação

BRASÍLIA. Quase dois meses depois de ter sido eleito corregedor da Câmara, o deputado Edmar Moreira (sem partidoMG) começa a responder hoje a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética.

A Mesa da Câmara decidiu ontem, por unanimidade, encaminhar ao colegiado pedido de investigação sobre o parlamentar, mas com uma brecha que poderá livrá-lo da cassação.

Conhecido por ter um castelo de 36 quartos em Minas, avaliado em R$ 25 milhões, Moreira é acusado de irregularidades no uso da verba indenizatória. O atual corregedor, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), concluiu que há indícios de falta de decoro no comportamento de Edmar, mas o parecer da comissão de sindicância, além de enquadrá-lo como passível de cassação, incluiu a possibilidade de uma pena alternativa.

O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PRBA) ¿ um defensor de penas alternativas ¿, anunciou que o processo será instaurado hoje.

Pelo menos dois deputados, Wladimir Costa (PMDB-PA) e Sérgio Moraes (PTB-RS ), pediram a Araújo para relatar o processo. Dificilmente Costa será o escolhido, porque defende abertamente a absolvição de qualquer parlamentar investigado, e sua indicação seria desgastante para o conselho.

Moraes, ex-presidente do órgão, tem chances.