Título: Gilmar critica dicionário de abusos
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 01/04/2009, O País, p. 5

BRASÍLIA. Ao criticar ontem a ação da Polícia Federal na Operação Castelo de Areia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, propôs que o Judiciário assuma o controle externo dos policiais. Para Gilmar, há indícios de que ação da PF foi política e que houve abuso na investigação. Ele criticou o controle ¿simbólico¿ da PF feito pelo Ministério Público: ¿ Estou absolutamente convencido da necessidade de um órgão de corregedoria de polícia. Acho até que o Conselho da Justiça Federal poderia fazer um experimento institucional, delegando a alguma vara criminal essa tarefa, começando assim, talvez, a coibir abusos que a toda hora se apontam e tentam levar ao descrédito das instituições.

Gilmar foi irônico ao comentar a forma como o Ministério Público exerce o controle sobre a PF, prerrogativa prevista em lei.

¿ Os senhores sabem que esse tal controle externo do Ministério Público é algo lítero-poético-recreativo, não tem funcionado a contento. Eles mesmos reconhecem isso. Já estamos cansados, temos um elenco, um dicionário de abusos, sabemos mais ou menos de cor e salteado, de A a Z, o que se pode fazer em série de abusos.

Gilmar considerou graves as suspeitas de que a ação da PF foi política: ¿ O que se está dizendo é que há um aparelhamento do aparato policial, um aparelhamento político, o que, se ocorreu, é lamentável.

Vamos aguardar os desdobramentos dos acontecimentos. Certamente a Polícia Federal vai esclarecer as medidas.