Título: Adversário de Chávez na clandestinidade
Autor: Berlicnk, Deborah
Fonte: O Globo, 01/04/2009, O Mundo, p. 21

Prefeito de Maracaibo se esconde para não ser preso e acusa presidente de persegui-lo.

CARACAS. O prefeito de Maracaibo ¿ a segunda maior cidade da Venezuela ¿ e adversário de Hugo Chávez nas últimas eleições presidenciais, Manuel Rosales, está escondido para não ser preso num processo em que acusa o governo de perseguição política. O oposicionista foi visto pela última vez semana passada num ato contra o presidente venezuelano, e sua ausência levou muitos a suspeitarem que teria fugido do país para evitar ser detido por acusações de enriquecimento ilícito.

Ontem, partidários de Rosales confirmaram que o prefeito está escondido, mas afirmaram que ele permanece na Venezuela.

¿ É totalmente falso que Manuel Rosales tenha saído da Venezuela.

Ele se encontra no estado de Zulia (cuja capital é Maracaibo), num local seguro. Mas não vai se entregar à matilha que o está perseguindo sem que haja a possibilidade de um julgamento justo ¿ disse Omar Barboza, líder do partido de Rosales, a UNT. ¿ Se ele se entregar, não seria à Justiça, mas a Chávez, que o persegue.

Rosales, que era governador de Zulia até o fim do ano passado, quando, ao fim de seu mandato, concorreu e venceu as eleições para a prefeitura de Maracaibo, é acusado de ter tido um enriquecimento ilegal de 147.390 bolívares (R$ 157 mil).

Os partidários de Rosales afirmam que as acusações são falsas, e lembram que Chávez prometeu, durante a campanha do ano passado, que prenderia Rosales, acusando-o de corrupto e golpista. Eles afirmam que Rosales já vinha sendo seguido por ¿policiais, militares e civis fortemente armados¿.

O ministro da Comunicação, Jesse Chacón, disse que Rosales pretende fugir da Justiça e dos venezuelanos: ¿ O processo está aí. Em todo sistema democrático, o problema não é você acusar, é você (ter a possibilidade de) se defender.