Título: Visita à História
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 31/03/2009, O País, p. 5

INIMIGO DA ditadura militar, Leonel Brizola foi tratado como tal pelo SNI e outros serviços de vigilância política do regime, como demonstram reportagens do GLOBO.

ALGUNS RELATÓRIOS feitos pelos arapongas depois que o caudilho gaúcho retornou anistiado ao país, e assumiu o governo fluminense, confirmam fatos irrefutáveis.

FOI MESMO na sua gestão, por causa de uma interpretação maniqueísta e tosca dada aos direitos humanos, que o tráfico se fortaleceu nas favelas, enquanto organizações criminosas eram formadas nos presídios.

JÁ SOBRE supostas relações corruptas entre Brizola, o jogo do bicho e proprietários de ônibus, assinaladas em relatórios do SNI, não existem provas de que tenham de fato ocorrido, como assinalou o jornal.

MAS QUEM viveu aquela época pode se recordar de rumores que envolviam o governo. É daquele período a história de um acordo com bicheiros para que depositassem o movimento do jogo no Banerj.

O TEMPO passou e a degradação causada pela convivência promíscua entre políticos e financiadores de atividades partidárias se espalhou na vida pública como metástase, quase sem discriminar legendas.

ALI PODE ter sido relançada a semente dos ¿fins que justificam os meios¿, no mesmo terreno ideológico no qual, anos depois, brotariam o mensalão e outras operações obscuras cometidas pelo PT, a quem o PDT brizolista se associaria.