Título: DEM faz caravana para fiscalizar obras do PAC
Autor: Lins, Letíca
Fonte: O Globo, 31/03/2009, O País, p. 10

Políticos enfrentam constrangimento, porém, com cobranças de moradores sobre obras paradas.

RECIFE. O DEM pôs na rua a ¿Caravana da transparência¿, que percorrerá as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo país com o objetivo de mostrar o atual estágio dessas intervenções.

O objetivo é se opor à pré-campanha da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência. As visitas começaram ontem por Pernambuco, com críticas à gestão da ¿mãe do PAC¿, como Dilma foi chamada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿Eles começaram as obras do canal, e nunca terminaram¿ Os políticos do DEM estiveram em três locais, onde discursaram e passaram pelo constrangimento de também serem responsabilizados por obras que nunca terminaram.

No grupo ¿ liderado pelo presidente nacional do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), e pelo líder na Câmara, Ronaldo Caiado (GO) ¿ havia três ex-governadores de Pernambuco: Roberto Magalhães, Gustavo Krause (que também já foram prefeitos de Recife) e José Mendonça Filho.

Segundo os integrantes da caravana, entre as dez principais obras do PAC no estado, sete estão atrasadas, uma está paralisada e outra sem execução: somente uma ¿ a construção de uma adutora ¿ tem o cronograma em dia.

Ao chegarem ao bairro do Jordão, onde se arrastam as obras num canal cujas inundações prejudicam cerca de dez mil casas, eles foram recebidos por moradores que integram o Movimento pelo Revestimento do Canal de Jordão, que usavam camisetas com fotos da propaganda oficial e a do estágio real da obra incluída no PAC, com investimentos previstos de R$ 42 milhões.

A previsão de conclusão é 2010, mas o cronograma está em atraso, o que já levou os moradores a fazer até greve de fome. Ontem, aproveitando a deixa, a oposição dizia que há duas versões no PAC: as obras da propaganda oficial e as do Brasil real: ¿ Lula já veio a esse estado 14 vezes. Destacou uma ministra, Dilma Rousseff, para tomar conta das obras.

Mas ela é incompetente ¿ discursou Caiado.

Maia disse que a caravana mostrará que Dilma não está gerindo bem o PAC. Um dos moradores, o estivador Moacir Brito Batista, de 52 anos, reagiu: ¿ Aí é tudo enganador.

Quem começou as obras do canal foram eles e nunca terminaram.

Comeram o dinheiro e disseram que a obra estava feita ¿ gritava.

Ex-prefeito e ex-governador, com várias intervenções no bairro, Magalhães tentou tirar satisfações, mas foi contido.

Outros moradores fizeram o mesmo tipo de queixa.

O motorista aposentado Manoel Fernandes disse que há cerca de 20 anos o bairro está abandonado e culpou o PFL (antigo nome do DEM) por ter iniciado o canal e tê-lo deixado inacabado.

A caravana visitou também um trecho da BR-101, que deverá ser duplicada. O deputado federal André de Paula (DEMPE) disse que até as lombadas eletrônicas incluídas no programa não estão funcionando.

DEM volta a discutir CPI da Petrobras A Executiva do DEM se reúne quinta-feira, em Brasília, para discutir a instalação de uma CPI sobre a Petrobras, informou Caiado. Ele e Maia afirmaram ser necessário abrir a ¿caixa-preta¿ da estatal que , segundo eles, se transformou no caixa dois¿ das campanhas eleitorais.

Uma das obras custeadas pela estatal, a refinaria Abreu e Lima, é suspeita de superfaturamento, segundo a Operação Castelo de Areia, da Polícia Federal. Uma das construtoras que integram o consórcio é a Camargo Corrêa, alvo da operação.