Título: Interesse em Brasília
Autor: Nunes, Vicente
Fonte: Correio Braziliense, 15/03/2009, Economia, p. 24

Eduardo Wurzman, presidente da Veris Educacional, que controla as faculdades Ibmec, ressalta que a Veris está pronta para crescer, não apenas ampliando a estrutura própria, mas se aproveitando das boas oportunidades de aquisição que o mercado oferecer. ¿Mas queremos negócios que agreguem valor. Não somos aquisidores em série. Somos mais seletivos e reativos¿, ressalta. E acrescenta: ¿Em 2008, olhamos 50 faculdades, mas só fizemos duas aquisições¿, conta.

¿Em Brasília, olhamos e não vimos nada de interessante. Então, optamos por entrar sozinhos no mercado com a marca Ibmec. E o negócio deu tão certo que estamos ampliando nosso raio de ação. Pedimos autorização do MEC (Ministério da Educação) para fazer vestibular para mais cinco cursos¿, afirma.

O Sistema Educacional Brasileiro (SEB), que aproveitou a onda favorável do mercado de ações, optou, por sua vez, pela compra do Instituto Dínatos, tradicional instituição de ensino básico do Distrito Federal. A operação foi fechada em setembro de 2008, uma semana depois do estouro da crise internacional, por R$ 2,4 milhões. Na opinião da empresa, tal aquisição está alinhada com sua estratégia de crescimento, consolidando as operações em Brasília como polo regional para a expansão dos negócios na Região Centro-Oeste.

Cortes Diante de todo esse movimento de concentração, o advogado Roberto Mohamend, que acabou de assessorar a compra de grupos educacionais em São Paulo e em Belo Horizonte, é taxativo: ¿O tempo de uma faculdade em casa de esquina acabou. Uma das primeiras coisas que as famílias cortam em tempos de crise e de desemprego, como o atual, é o ensino superior dos filhos¿. Portanto, poucos grandes grupos vão dominar o setor. Mas, a seu ver, apesar de o segmento ser regulado pelo governo ¿ todos os negócios passam pelo crivo do Ministério da Educação ¿ é preciso que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reforce sua estrutura para também vigiar a concentração que está se vendo na educação. ¿É preciso preservar ao máximo a concorrência e as regras de acesso do mercado a outras empresas¿, frisa o advogado. (VN)