Título: Bird: economia global terá retração de 1,7% este ano, a 1a- do pós-guerra
Autor: Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 31/03/2009, Economia, p. 21

Expansão de países emergentes cairá à metade. Brasil deve crescer 0,5%.

MEDELLÍN, Colômbia. Como resultado da atual crise financeira, o Banco Mundial (Bird) prevê uma retração de 1,7% na economia global este ano: será a primeira retração desde a Segunda Guerra Mundial. Isso seria efeito da queda do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos) dos países ricos este ano, entre 2% e 3%, com o Japão recuando 5,3% e os Estados Unidos, 2,4%. Com isso, a expansão das economias emergentes vai recuar de 5,8%, em 2008, para 2,1%, em 2009. Em novembro, o Bird previa expansão de 4,4%.

O Brasil deve crescer este ano 0,5%, a única expansão entre as três maiores economias da América Latina, segundo o Bird. O México, dependente dos EUA, vai cair 2%, e a Argentina, 1,8%.

Com isso, o PIB da América Latina como um todo recuará 0,6% este ano. O Institute of International Finance (IIF) estima queda de 0,7%, e o diretor para o Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Nicolas Eyzaguirre, de 0,5%.

Segundo o Bird, as necessidades financeiras externas dos emergentes atingirão US$ 1,3 trilhão em 2009 ¿ recursos que dificilmente serão repassados em um ambiente recessivo.

Já os 48 países-membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovaram ontem uma resolução que dá início ao processo de aumento de capital do banco, para ajudar a América Latina a enfrentar a crise global. Mas o valor do aporte não foi incluído no documento.