Título: Material de construção custará até 10% menos
Autor: Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 31/03/2009, Economia, p. 21

Setor comemora desoneração do IPI, mas diz que esperava mais em percentual de queda, número de produtos e prazo.

A desoneração dos materiais de construção civil foi comemorada pela indústria e pelo varejo, que, no entanto, esperavam que a medida fosse mais abrangente em número de produtos, no tamanho do corte e no prazo de validade. A medida prevê a redução do IPI, por três meses, para itens como cimento (de 4% para zero), tintas e vernizes (5% para zero), revestimento não-refratário (5% para zero), massa de vidraceiro (10% para 2%) e chuveiro elétrico (5% para zero).

¿ Estamos contentes, mas a desoneração não veio no tamanho que esperávamos. Pleiteávamos todos materiais com taxa zero e prazo de dois anos de validade da medida. Três meses é um prazo pequeno para o ciclo da construção. Mas as portas do governo não estão fechadas. Já começamos a conversar ¿ diz Melvyn Fox, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

Fox avalia que a medida pode levar o setor de novo a rota do crescimento. É que depois de 28 meses de alta consecutiva, desde outubro do ano passado, a indústria de materiais de construção vem registrando queda. Só no primeiro bimestre deste ano a retração já chega a 18%: ¿ Estimávamos crescer 5% com a desoneração mais ampla, como tínhamos pleiteado.

No modelo atual, a alta deve ser entorno de 3% ¿ destaca o presidente da Abramat.

No comércio, algumas redes já começaram remarcar seus preços para baixo ontem mesmo.

É o caso da Amoedo, em que a redução média ao consumidor está em cerca de 10%: ¿ A desoneração concedida pelo governo é de cerca de 5%, assim como aconteceu em 2008. Este ano, por causa da crise, esperávamos um corte maior. Hoje (ontem) mesmo já mobilizei o setor comercial para ver quais os produtos em que já podíamos aplicar a redução ¿ explica Fábio Germano, diretor da Amoedo.

Na avaliação do advogado tributarista Ivan Tauil para que a redução de impostos tivesse um impacto significativo para o custo da construção de casas populares era preciso que fosse dado em cadeia e, que além do IPI, a indústria tivesse desoneração de PIS, Cofins e ICMS: ¿ Isso reduziria o custo de uma casa popular de R$ 50 mil para R$ 42 mil.