Título: Mesa da Câmara ensaia recuo e deve flexibilizar uso de verba indenizatória
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 07/04/2009, O País, p. 4

Despesas com alimentação nos estados podem voltar a ser autorizadas.

BRASÍLIA e TERESINA. Por pressão dos próprios deputados, a Mesa Diretora da Câmara deve flexibilizar, em reunião marcada para hoje, restrições ao uso da verba indenizatória definidas semana passada. A tendência é voltar a permitir o uso de parte dos R$ 15 mil mensais com despesas de alimentação, mas apenas nos estados. O comando da Casa também deve recuar da proibição total para gastos em pesquisas e assessoria técnica, mantendo a proibição de despesas com pesquisas eleitorais.

Outro tema que deve ser definido hoje é a nova regulamentação para uso da cota de passagens aéreas. Há forte pressão para que seja permitido o uso dessa cota para os parentes dos parlamentares.

Há uma semana, a Mesa da Câmara aprovara a proibição total do uso de dinheiro para alimentação, pesquisas, consultorias e ressarcimento de gastos em empresas que pertençam aos deputados ou seus parentes.

A ideia é evitar novos escândalos, como o do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), acusado de repassar parte dessa verba a empresas de segurança de sua propriedade.

Segundo o 1osecretário da Câmara, Rafael Guerra (PSDBMG), houve muita reclamação de deputados. Eles alegam que precisam custear gastos com alimentação nos estados. Dizem que, como é permitido o uso da verba com hospedagem e transporte no interior dos estados, as despesas com alimentação também devem ser liberadas. A tendência é proibir apenas o gasto com alimentação em Brasília.

¿ De todo jeito, a nova regra vai inibir gastos em alimentação feitos em restaurantes caros.

Não vai ter nota com o vinho Romanée-Conti ¿ disse Guerra, referindo-se ao vinho francês cuja garrafa da safra 2004 custa cerca de R$ 11 mil.

Temer defende incorporação da verba indenizatória Em Teresina, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), disse ontem que a tendência é a aprovação da incorporação da verba indenizatória aos subsídios dos deputados: ¿ Há a possibilidade de incorporação da verba indenizatória (ao subsídio) com sensível redução dos gastos tanto nos estados como nas câmaras municipais, mas se houver aumento de despesas, sou contra ¿ disse Temer, que encomendou à diretoria-geral da Casa estudo para encontrar outras formas de cortes das despesas.