Título: Claque para o presidente e os presidenciáveis
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 07/04/2009, O País, p. 5

MONTES CLAROS (MG). Com a presença de 11 ministros, uma dezena de governadores e dos pré-candidatos a presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a inauguração da usina de biodiesel de Montes Claros se transformou num palanque da disputa de 2010, comandado pelo presidente Lula. Na chegada, os dois presidenciáveis disputaram sorrisos, aplausos e os gritos da plateia, enquanto Lula era saudado como "o cara" - referência ao afago do presidente americano, Barack Obama.

Dilma foi recebida por uma claque de agricultores familiares beneficiados pelo programa da Petrobras de compra de matéria-prima para a usina. Entre gritos de "Brasil, urgente, Dilma presente", saiu um "linda!" para a ministra. Aécio foi saudado também por uma claque fiel, mas sem palavras de ordem eleitoral. O tucano passou por um constrangimento quando um pequeno grupo do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação ensaiou um protesto. Aécio seguiu o discurso, dentro da agenda política que montou para a comemoração dos 50 anos da Sudene, da qual Minas faz parte devido à região do Vale do Jequitinhonha.

Ovacionado pela plateia, o presidente Lula pôde ver reflexos dos elogios que recebeu do presidente dos EUA. Em frente ao palanque havia faixas com a expressão dita por Obama: "Lula, esse é o cara". Foram vistos até bonecos de Lula e Obama na entrada da usina.