Título: Estou entusiasmado
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 07/04/2009, O País, p. 10

BRASÍLIA. O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloisio Teixeira, quer que o novo Enem passe a ser a primeira fase do vestibular da UFRJ já este ano. Para o reitor, o novo exame democratizará o acesso à universidade.

Demétrio Weber O GLOBO: O que o senhor achou da proposta do MEC? ALOISIO TEIXEIRA: Estou entusiasmado. Mesmo antes de tomar posse como reitor, eu já havia declarado guerra ao vestibular.

l Qual o problema do vestibular? TEIXEIRA: É um dos mecanismos mais perversos pelo qual a universidade brasileira, e a pública em particular, se torna instrumento de exclusão social.

Não é a questão da decoreba, da múltipla escolha.

Qualquer que seja o formato, ele é instrumento para não permitir o ingresso de parcelas imensas da nossa juventude na universidade.

l Como assim? TEIXEIRA: O vestibular não oferece igualdade de oportunidades.

Ele avalia o mérito de forma restrita. Quase 70% dos jovens que se formam no nível médio no Rio de Janeiro vêm da rede pública. No vestibular da UFRJ, mais de 60% dos candidatos são de escolas privadas.

l O senhor quer dizer mais de 60% dos ingressantes...

TEIXEIRA: Não, dos que se inscrevem. Dos que entram, é pior ainda. Isso mostra que a maior parte dos jovens que se forma no ensino médio do Rio sequer se inscreve no vestibular da UFRJ.

l De que maneira o novo Enem pode contribuir para mudar essa realidade? TEIXEIRA: O fato de termos um exame único, que se faz para o conjunto dos jovens que estão concluindo o ensino médio, cria um fator de equalização. Todos os jovens que se formarem estarão fazendo essa prova. Isso já muda a natureza do exame.