Título: Parlamentares veem investigação com cautela
Autor: Carvalho, Jailton de; Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 07/04/2009, Economia, p. 19
DEM considera a denúncia grave. Indicação de Martins teve aval de ampla maioria.
BRASÍLIA. Parlamentares da base governista e da oposição veem com cautela a investigação da Polícia Federal (PF) sobre a atuação de Victor Martins. O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), considerou as denúncias graves, mas não quis adiantar que medidas poderiam ser tomadas pelo partido, pois acredita que o tema merece análise prévia: ¿ É uma denúncia seríssima, vai ter a devida atenção. Será com certeza objeto de nosso partido.
O senador Delcídio Amaral (PT-MS), da Comissão de Infraestrutura, disse não estar a par dos detalhes da denúncia de ¿Veja¿. Delcídio, que foi diretor de Petróleo e Gás da Petrobras, disse conhecer Martins há muitos anos e mostrou-se cético quanto à denúncia: ¿ Sempre entendi que Victor Martins é um homem competente. Ele é experiente e não faria isso.
Procurado, o presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), não foi localizado. Segundo sua assessoria, estava viajando.
Apadrinhado pelo governador peemedebista do Espírito Santo, Paulo Hartung, o administrador Victor Martins teve seu nome aprovado para ocupar uma direção da Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) pela Comissão de Infraestrutura do Senado em abril de 2005, por 20 votos a três. Em março de 2007, obteve novo aval dos senadores para cumprir seu segundo mandato. A indicação de Martins para a ANP teve a bênção do Palácio do Planalto, que o considerou um nome técnico. No segundo mandato, sua área assumiu várias superintendências, entre elas a de Controle das Participações Governamentais (que cuida de royalties).
Formado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduado em Petróleo pela Coppe/UFRJ, ele já foi representante do Instituto Brasileiro de Petróleo. (Mônica Tavares)