Título: Lula: máquina pública sabe fiscalizar, mas não executar
Autor: Galhardo, Ricardo; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 13/04/2009, O País, p. 4

Para presidente, país desaprendeu a fazer obras.

RECIFE. Ao afirmar que está fazendo uma "operação padrão" no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente Lula criticou ontem a lentidão da máquina pública, que foi preparada, segundo ele, "para fiscalizar, mas não para executar". Ele deu a declaração em rápida entrevista concedida no Palácio do Campo das Princesas, depois de participar do velório do deputado Carlos Wilson Campos (PT-PE).

- Temos muitas coisas a fazer, e estamos fazendo muitas reuniões, porque estamos chegando à fase final de obras importantes, e algumas delas têm problemas ora no Tribunal de Contas, ora no Ministério Público; ora o governo precisa desapropriar, ora uma concessionária tem que fazer uma coisa que não fez ainda. Estamos fazendo uma espécie de operação padrão para que possamos resolver todas as obras. Como tenho que concluir quase todas que estão na programação até 2010, estamos fazendo uma avaliação nas áreas mais importantes da infraestutura - disse.

Segundo Lula, o país estava "desabituado a fazer obras de infraestrutura":

- A máquina pública foi preparada para fiscalizar, mas não para executar. Durante muitas décadas, não se investiu em infraestrutura. Os estados não podiam investir, e fomos criando órgãos de fiscalização. Então você hoje tem grandes instrumentos de fiscalização e menos gestores para gerar as obras públicas, porque as pessoas desaprenderam. (Letícia Lins)