Título: Deputado do PDT é encontrado morto na piscina
Autor: Galhardo, Ricardo; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 13/04/2009, O País, p. 4

João Herrmann, de 63 anos, teria passado mal enquanto tomava sauna e caído acidentalmente, suspeita IML

CAMPINAS e SÃO PAULO. O deputado João Herrmann Neto (PDT-SP), de 63 anos, foi encontrado morto ontem na piscina de sua fazenda, em Presidente Alves, a 390 quilômetros de São Paulo. Segundo o Instituto Médico-Legal, ele foi vítima de um edema agudo do pulmão, provocado por hipertensão arterial.

Herrmann foi encontrado pela mulher, Jussara, de manhã. Ela conversara com ele até meia-noite de sábado, deixando-o com outras pessoas da casa e indo dormir. Segundo a chefe de gabinete de Herrmann, Valéria Rodrigues, o parlamentar costumava usar a sauna ou a piscina da fazenda de madrugada. Embora Jussara tenha encontrado o marido na piscina, a família suspeita que ele tenha passado mal quando tomava sauna, e que caiu na piscina acidentalmente, tentando chegar à casa. O corpo de Herrmann será enterrado hoje, às 10h, em Campinas.

O presidente Lula, que à tarde estivera no velório do deputado Carlos Wilson (PT-PE), morto no sábado à noite, de câncer, seguiu de Recife para Campinas para prestar condolências à família do pedetista. Lula e Herrmann tinham uma ligação antiga. Em viagens oficiais, o deputado era um dos poucos escolhidos para viajar no avião ao lado de Lula. Na política, ajudava na costura entre seus partidos, primeiro o PPS e depois o PDT, e o governo. Em nota, Lula disse que Herrmann era seu "companheiro e amigo", chamando-o de "solidário nas horas difíceis".

Deputado passou por PMDB, PSB, PPS e PDT

O legista Ivan Edson Rodrigues Segura, diretor do IML de Bauru, para onde o corpo foi levado, informou que havia um ferimento na cabeça de Herrmann, possivelmente causado no momento da queda na piscina. Mas, segundo ele, o ferimento não contribuiu para a morte.

- Foi uma morte de causa natural. Com o aumento da pressão sanguínea, houve um extravasamento e uma inundação de sangue no pulmão, o que causou o edema agudo - explicou o legista, que afastou qualquer hipótese de crime.

Na opinião do legista, o banho de sauna pode ter aumentado a pressão sanguínea.

Herrmann começou a carreira política como militante do movimento estudantil, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP), em 1967. Entrou para o MDB de Piracicaba, onde foi prefeito de 77 a 82. Era do grupo do deputado Ulysses Guimarães. Seguiu pelo partido até 88, quando ingressou no PSB. Concorreu a vice-governador de São Paulo, em 90, na chapa encabeçada pelo então petista Plínio de Arruda Sampaio. Os dois coordenaram a campanha de Lula à Presidência, no interior paulista, contra Fernando Collor, em 1989.

Em 1992, Herrmann ajudou a fundar o PPS, do qual saiu em 2004 para entrar no PDT. Este ano, conseguiu o quinto mandato na Câmara, ocupando a vaga de Reinaldo Nogueira, que assumiu a prefeitura de Indaiatuba. Ele ficou na suplência porque obteve pouco mais de 50 mil votos.

- Perdemos um dos nossos. Foi nossa voz dentro do PDT, defendendo a aproximação com o governo. Era um político por temperamento, por paixão - disse o ministro José Múcio (Relações Institucionais).

- Embora tivesse recém-retornado, já se colocava como um velho líder. É uma perda - lamentou o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

Também foram ao velório o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) e os prefeitos de Campinas, Helio de Oliveira Santos (PDT), e de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB). O caixão do deputado foi coberto com as bandeiras do Brasil e do Corinthians.

Dono de um patrimônio de R$24 milhões, Herrmann era empresário e usineiro. Tinha cinco filhos, entre 36 e 12 anos. Um deles, Guilherme, é político.