Título: Cuba em discussão
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 13/04/2009, O Mundo, p. 19

Reformas no país serão debatidas

WASHINGTON. Os 34 países do continente americano que se reúnem, a partir da próxima sexta-feira, para a Cúpula das Américas estarão polarizados por dois nomes que representam, cada um a seu jeito, histórias de mudanças e resistências. De um lado, todas as atenções estarão voltadas para o presidente dos EUA, Barack Obama, um líder carismático, propenso ao multilateralismo e disposto a ouvir seus vizinhos americanos, tudo o que seu antecessor, George W. Bush, não foi.

Por outro lado, a ausência e a decadência do regime cubano - o país não participa da reunião - serão temas constantes nas conversas entre os líderes reunidos em Port os Spain, capital de Trinidad e Tobago, onde ocorre o encontro. Afinal, vários chefes de Estado, como o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já se disseram dispostos a discutir com Obama maneiras de trazer de volta a ilha, em processo de reformas, para a mesa das discussões diplomáticas.

- A estratégia de Obama para as Américas e as reformas de Cuba serão dois grandes assuntos da reunião de cúpula, ainda que outros temas, por sua importância, ganhem destaque, como segurança e o combate ao crime organizado, as tentativas de se evitar o protecionismo num momento de crise e o desenvolvimento e o combate à miséria - diz o vice-presidente do Council of the Americas, Eric Farnworth (G.S.J.)