Título: Ibama fecha 13 madeireiras no Pará
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 09/04/2009, O País, p. 4

Operação descobre cidade que vive do desmatamento ilegal em área indígena.

BRASÍLIA. Uma operação do Ibama fechou ontem 13 serrarias ilegais em Nova Esperança do Piriá, no leste do Pará. Os madeireiros exploravam madeira nobre na reserva indígena Alto Rio Guamá, a 40 quilômetros da cidade onde operavam as madeireiras. Falta investigar se os índios vendiam a madeira para os madeireiros ou se o produto era extraído sem o consentimento deles. Segundo o superintendente do Ibama no Pará, Aníbal Picanço, cerca de 30% da reserva, de 257 mil hectares, estão desmatados.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que esteve no local da operação, Nova Esperança do Piriá tem o comércio ilegal de madeira como sua principal atividade.

A cidade está crescendo bastante em torno da atividade. Em 2004 havia 8 mil habitantes; hoje são 32 mil, segundo o ministro.

¿ Nenhum município que não tenha ouro multiplica sua população por quatro em cinco anos ¿ disse Minc.

O ministro disse que tem reclamado com a governadora Ana Júlia Carepa (PT) sobre a liderança do Pará no desmatamento da Amazônia. O estado desmata anualmente cerca de 5 mil quilômetros quadrados, e ocupa, desde 2006, o primeiro lugar em desmatamento entre os estados da Amazônia Legal. Para Minc, a devastação ambiental no Pará está ¿fora de controle¿: ¿ Eu falei para a Ana Júlia: ¿Pô, assim não dá, você é do PT, mesmo partido que eu e não sai do topo do desmatamento¿.

Durante a operação Caapora, que contou com 140 homens da Força Nacional e agentes ambientais, foram apreendidos 2.238 metros cúbicos de madeira, oito máquinas, cinco motosserras, três espingardas, uma pistola e munição. Ninguém foi preso. Os funcionários das serrarias fugiram.

*A repórter viajou a convite do Ministério do Meio Ambiente