Título: Lula defende proibição do fumo aprovada em SP
Autor: Jungblut, Cristiane; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 09/04/2009, O País, p. 9

Projeto que proíbe os fumódromos em todo o país, porém, está parado na Casa Civil.

BRASÍLIA. Um dia depois de o governador do São Paulo, José Serra (PSDB-SP), aprovar na Assembleia Legislativa lei que proíbe fumar em lugares fechados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem ser amplamente favorável a essa proposta.

Mas há mais de um ano está parado na Casa Civil projeto do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que proíbe fumódromos em todo o país.

¿ Sou favorável ao projeto, sempre fui. Ele deve sair. Tem tramitação normal na Casa Civil, onde é olhado do ponto de vista jurídico e encaminhado a outros ministérios que tenham interesse.

A ministra (Dilma Rousseff, da Casa Civil) prepara e leva para mim. Sou amplamente favorável a isso ¿ disse Lula.

Entidades comerciais prometem ir ao STF contra lei Desde o final de 2007, Temporão tem defendido publicamente a proibição de fumódromos em lugares fechados. Em fevereiro de 2008, ele anunciou que o projeto tratando do assunto seria encaminhado ao Congresso em um mês, depois de passar pela Casa Civil, o que não ocorreu até hoje.

Em São Paulo, entidades do comércio reclamaram, mas a Associação Médica Brasileira elogiou a medida. Os estabelecimentos que forem complacentes com os fumantes receberão multa de até R$ 3 milhões e poderão ter a licença cassada.

¿ Vamos entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade e um mandado de segurança coletivo assim que a lei for sancionada. Estamos prevendo a demissão de 100 mil a 150 mil trabalhadores em dois anos ¿ disse Marcus Vinicius Rosa, diretor da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi).

Nos bares, houve polêmica.

Apesar de fumar, Maria Luiza Mendonça, de 25 anos, aprovou a norma e disse que a redução do número de fumantes só ocorrerá com medidas radicais. Estudante do último ano de medicina, ela lembrou que o cigarro provoca câncer e enfisema pulmonar.

Para surpresa da irmã Ana Beatriz, de 26 anos, e da amiga Patrícia Barros, de 26, que também fumam, Maria Luiza disse que chamaria a polícia para delatar um fumante em local proibido. As três estavam num bistrô, em Higienópolis, Zona Oeste da capital, ontem.

¿ Ninguém é obrigado a conviver com a fumaça do cigarro de outras pessoas, mas a proibição em todos os lugares, inclusive em locais cobertos com toldos, como este onde estamos, é muito radical. O ideal seria ter um espaço para fumantes ¿ disse Ana Beatriz.