Título: Lula: Reduzir o spread é uma obsessão minha
Autor: Duarte, Patrícia; Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 09/04/2009, Economia, p. 19

Quem tem bancos públicos pode começar com essa tarefa, diz presidente.

BRASÍLIA. Mesmo sem ter assumido a demissão de Antonio Francisco Lima Neto do comando do Banco do Brasil (BB), atribuindo ao executivo o pedido para sair, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou ontem que o nível do spread bancário o incomoda muito e que reduzi-lo virou uma obsessão. O elevado spread, que é a diferença entre o custo de captação de recursos para os bancos e o que essas instituições cobram do tomador final de empréstimo, foi a principal razão do afastamento de Lima Neto.

¿ A redução do spread bancário neste momento é uma obsessão minha. Nós precisamos fazer o spread bancário voltar à normalidade no país. O Guido Mantega (ministro da Fazenda) sabe disso, o Banco do Brasil sabe disso, a Caixa Econômica e o Banco Central também sabem disso. Não há nenhuma necessidade de o spread bancário ter subido tanto no Brasil de julho para cá ¿ disse Lula, à saída de encontro nacional de comunicadores.

O presidente lembrou que foi criado um grupo de trabalho para apresentar proposta para a redução dos spreads bancários. O pacote ¿ costurado pelo assessor especial da Fazenda Bernard Appy ¿ deverá ser divulgado em breve: ¿ Estamos numa fase em que Banco Central e Ministério da Fazenda estão estudando isso (o comportamento dos spreads). Quem tem bancos públicos pode começar com essa tarefa de reduzir a taxa do spread bancário.

Lula disse que foi informado da saída de Lima Neto por Mantega e que o ex-presidente do BB foi quem decidiu deixar o cargo: ¿ Não trato dessas coisas diretamente. O que sei é que Lima Neto foi falar com o Mantega da disposição de sair.