Título: Ações do BB caem 8,15%, a maior queda da Bovespa
Autor: Frisch, Felipe; D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 09/04/2009, Economia, p. 21

Ingerência política e rentabilidade menor são criticadas.

Segundo analistas, a repercussão da troca de presidente foi negativa por mostrar ingerência política mesmo em empresas com ações em bolsa e, portanto, outros acionistas.

Mas a queda também se deveu ao objetivo do governo com a substituição: forçar a redução do spread (diferença entre o custo de captação dos bancos e o que eles cobram dos clientes nos empréstimos) do BB, de onde vem boa parte da receita das instituições.

¿ Forçar a redução do spread é ruim, o governo pode até dizer que a carteira de crédito vai crescer, mas vai crescer com risco (de inadimplência) maior e rentabilidade (juros) menor ¿ disse o chefe de análise da Modal Asset, Eduardo Roche.

Segundo ele, o risco político das empresas de controle estatal é conhecido, mas diminui em alguns momentos e aumenta em outros. Como quando as estatais são usadas para fazer políticas públicas, por exemplo.

¿ Depois de tantas conquistas econômicas, o governo demite um presidente em acordo com o mercado e coloca outro para forçar a redução dos juros ¿ criticou Inês Filipa, economista da corretora Arkhe.

Petrobras desmente negociar compra da Cosan Para o economista Otto Nogami, do Ibmec São Paulo, a intervenção no BB é uma violação das leis de mercado. Segundo ele, o BB teria dificuldade em baixar suas taxas por seu tamanho e pelo fato de ser a autoridade monetária nas localidades onde o Banco Central não está presente, o que eleva seus custos administrativos.

¿ Na gestão de Fernando Henrique Cardoso, o Tesouro teve que injetar recursos para o BB não quebrar ¿ afirmou Nogami.

¿ O passado recente não recomenda esse tipo de ação.

Apesar do BB, a Bolsa avançou 0,82%, aos 44.181 pontos, com dados positivos da China, como o crescimento de 43% na importação de minério de ferro em março. Em Nova York, Dow Jones subiu 0,34% e Nasdaq, 1,86%. Com a notícia de que o governo pode reduzir impostos para eletrônicos, B2W (controladora de Submarino e Americanas.

com) e Lojas Americanas lideraram as altas: 12,13% e e 10,05%, respectivamente. O dólar caiu 0,63%, para R$ 2,203.

A Petrobras enviou comunicado ontem ao mercado afirmando não haver qualquer negociação em curso para aquisição da Cosan ¿ rumores que fizeram as ações da fabricante de álcool e açúcar subir mais de 45% só este mês. Já a Cosan, indagada pela Bolsa, atribuiu a alta a mudanças na sua diretoria, em 23 de março.