Título: Para a oposição, irregularidade em compra de bancos levou à demissão
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 09/04/2009, Economia, p. 23

Mantega será chamado ao Congresso para explicar saída de Lima Neto.

BRASÍLIA. Os líderes da oposição creditam a demissão do presidente do Banco do Brasil (BB), Antonio Lima Neto, a irregularidades no processo de compra de carteiras de outros bancos ocorridas nos últimos meses. Ontem, PSDB, DEM e PPS divulgaram nota conjunta comunicando a intenção de convocar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente demissionário ao Congresso para darem explicações sobre a saída do executivo.

Segundo o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), há dúvidas, por exemplo, em relação à compra de 49,9% do Banco Votorantim pelo BB em janeiro.

¿ Acreditar que a demissão foi para levar à queda do spread não faz sentido. A compra do Votorantim não foi um bom negócio para o BB. Os detalhes dessa operação foram divulgados, mas aqueles protegidos pelo sigilo bancário podem ser mais graves ¿ disse Maia.

Para ele, não há justificativa para a pressa na concretização do negócio, orçado em R$ 4 bilhões, em um momento em que o mercado de financiamento de automóveis ¿ um dos pontos fortes do Votorantim ¿ estava desabando. Segundo Maia, o BB perdeu dinheiro ao adquirir o banco, cujos ativos estavam se depreciando: O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), informou que os boatos de saída de Lima Neto já circulavam no mercado financeiro há pelo menos uma semana. Por isso, ele descarta a tese de que a saída do presidente do BB tenha ocorrido pela manutenção das altas taxas de juros: ¿ Essa é uma visão pitoresca.

O que se diz no mercado é que a demissão do presidente do BB foi uma forma de o governo se antecipar a um problema que poderia surgir.

Lima Neto: sem sinal de falha na compra de carteiras A oposição considera que o governo ¿abriu a porta dos negócios sem transparência e, em decorrência, sem qualquer fiscalização¿, ao possibilitar que a Caixa e o BB possam comprar participações em outras instituições financeiras, por meio da Medida Provisória 443.

Integrante da base governista, o líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), apoia a convocação de Mantega e Lima Neto para prestar esclarecimentos. Para ele, será uma forma de dirimir as dúvidas em torno da demissão.

¿ Não creio que seja essa questão da taxa de juros, porque senão aí tem que demitir os presidentes de outros bancos.

Na entrevista em que foi anunciada sua saída, Lima Neto negou os rumores. Ele afirmou que a aquisição de instituições e de carteiras ¿é um negócio do banco, e a concessão do crédito tem um modelo totalmente segregado, não há uma pessoa que domine todo o processo (dentro do BB)¿: ¿ Para ser sincero, é a primeira vez que estou ouvindo isso. Não temos nada que dê qualquer sinal amarelo de falha nesse processo de aquisição de carteiras.

Mantega afirmou que não tem conhecimento sobre qualquer denúncia de irregularidade: ¿ Não tenho nenhum conhecimento de qualquer irregularidade, não acredito que tenha havido. De qualquer modo o Congresso é soberano para examinar e analisar e nós temos que responder.