Título: Dono de empresa nega participação em fraudes
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 09/04/2009, Economia, p. 26

Petrobonus buscava brechas legais para favorecer clientes.

Diretor da Petrobonus Consulting, Vinícius Peixoto Gonçalves negou ontem o envolvimento de sua empresa em esquema de fraude na distribuição de royalties do petróleo a municípios. Ele reconhece que atuou em processos de enquadramento de pelo menos 12 cidades fluminenses, mas ¿dentro de critérios técnicos e bases legais¿.

¿ Um dos nossos objetivos é o de identificar falhas de enquadramento que fazem os municípios perderem dinheiro.

Como a maioria deles não dispõe de assessoria técnica especializada, somos contratados para detectar essas falhas e buscar os créditos para as prefeituras ¿ disse.

Petrobonus se reunia com dirigentes da ANP Gonçalves reconheceu, contudo, que além dos relatórios técnicos, faz parte da rotina da empresa participar de reuniões com diretores da ANP, entre os quais Victor Martins.

O diretor explicou que a empresa só ganha por êxito, quando o pleito é atendido, como ocorreu recentemente com Angra dos Reis. Ele negou ter atuado para Duque de Caxias.

Também foram seus clientes Rio das Flores, Miguel Pereira, Piraí, Barra do Piraí, Valença, Barra Mansa, Resende, Quatis, Pinheiral, Porto Real e Rio Claro.