Título: Tentativa de acordo no DF
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 22/03/2009, Política, p. 4

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), coloca o Distrito Federal como aposta de vitória em 2010. O dirigente avalia que os dois pré-candidatos, o ex-ministro Agnelo Queiroz, e o deputado Geraldo Magela, têm força eleitoral para fazer uma campanha contra o governador José Roberto Arruda (DEM). Semana passada, Berzoini reuniu-se com ambos postulantes para analisar o quadro e ver a disposição para o entendimento. Segundo o petista, Magela e Agnelo preferem o diálogo a disputar a indicação do partido nas prévias. ¿O clima entre os dois é muito bom e eles estão defendendo a unidade do partido¿, disse o presidente. ¿Vi sinceridade quando eles descartaram as prévias.¿

O PT está fora do governo do Distrito Federal desde que o atual senador Cristovam Buarque foi derrotado por Joaquim Roriz (PMDB) quando tentava a reeleição em 1998. Magela disputou o cargo em 2002, mas também foi derrotado por Roriz. Na última eleição para o governo, a candidata petista foi Arlete Sampaio, que ficou em terceiro lugar, atrás da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB).

Quando deixou o PCdoB, Agnelo tinha a expectativa de que seria o indicado, mas acabou surpreendido quando Magela colocou o nome à disposição da legenda. Com o cenário bem restrito de alianças e fazendo oposição a Arruda, a opção dos petistas é se lançar na disputa e polarizar com o atual governador. A estratégia de Berzoini de construir palanques fortes para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é uma orientação de Lula.

Palanques Lula também já tem na cabeça um cenário dos principais palanques do país. Prefere o ex-ministro Antonio Palocci na disputa por São Paulo. Aposta no ministro da Justiça, Tarso Genro, no Rio Grande do Sul. E dá como certa, assim como o PT, a indicação da senadora Ideli Salvatti em Santa Catarina. O presidente também trabalha pelo entendimento entre petistas e peemedebistas na Bahia em torno do governador Jaques Wagner (PT), e não deseja a candidatura independente do ministro Geddel Vieira Lima.

Nessa estratégia de palanques, não está descartada nem uma composição em Minas Gerais com o PMDB. Apesar de ter dois pré-candidatos fortes, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, o PT poderia compor com o ministro peemedebista Hélio Costa. A aliança seria viável se Costa aparecer melhor posicionado nas pesquisas de intenção de votos. (TP)