Título: TSE pode criar setor para auditar campanhas
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 08/04/2009, O País, p. 9

Ayres Britto defende mais rigor na análise de finanças e doações.

BRASÍLIA. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, apresentou ontem aos colegas proposta de criação de setor no órgão capaz de fazer auditorias nas finanças de candidatos e partidos. Ele quer que, já este ano, seja analisada com lupa a participação dos maiores doadores nas campanhas. Neste grupo está a construtora Camargo Corrêa, que sustenta ter doado R$24 milhões a candidatos. A votação será terça-feira.

- Precisamos de uma unidade administrativa interna capaz de atuar com maior rapidez, com a possibilidade de constituir uma força tarefa - disse Ayres Britto.

O ministro explicou que o novo setor atuaria na análise mais profunda da contabilidade, comprovando, por exemplo, a veracidade de notas fiscais. A fiscalização funcionaria como o Tribunal de Contas da União, que faz auditorias diante de denúncias ou suspeitas suscitadas.

O novo setor do TSE atuaria em todas as fases da campanha: arrecadação dos recursos, gastos e prestação de contas.

- A intenção é fazer outro tipo de análise, mais de conteúdo, da veracidade dos documentos e das notas fiscais. Podemos fazer isso a partir de 2008, analisando os maiores doadores - afirmou Ayres Britto.