Título: Cnen reage e afirma que técnicos do TCU usaram números artificiais
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 11/04/2009, O País, p. 4

BRASÍLIA. Incomodado com as críticas do Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Dias Gonçalves, contestou o relatório e acusou os auditores de usarem números artificiais. Ele disse ser falsa a afirmação de que mais da metade das instalações radioativas do país funcionariam de forma irregular. Gonçalves revelou que o Ministério de Ciência e Tecnologia prepara um projeto de lei para criar a agência reguladora das atividades nucleares, retirando as tarefas da Cnen.

No cargo desde 2003, Gonçalves disse que os técnicos do TCU interpretaram mal os registros de inspeções e licenças a aparelhos que emitem radiação.

De acordo com ele, a auditoria teria contabilizado máquinas que não estão mais em funcionamento, mas permanecem nos cadastros oficiais.

¿ Os números parecem alarmantes, mas são artificiais. Muitas instalações não estão funcionando, mas continuam no cadastro porque as empresas não querem pagar a taxa cobrada para dar baixa. Podemos afirmar tranquilamente que 100% das instalações operam com licença ¿ disse, sem citar os números que estariam corretos.

Segundo Gonçalves, a distribuição das pastilhas de iodeto de potássio aos moradores vizinhos das usinas de Angra está em análise. Ele negou problemas na fiscalização dos reatores.

No início de março, o órgão emitiu a licença para a construção da usina de Angra 3.

¿ Temos oito inspetores residentes que passam o dia inteiro trabalhando. Não entendi como não encontraram esses registros. A população pode ficar tranquila. Se há algo muito inspecionado são as usinas.

Gonçalves admitiu que a Cnen precisa contratar pessoal, mas negou risco de colapso administrativo.