Título: Inadimplência sobe 11,4% no trimestre
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 14/04/2009, Economia, p. 22

Crédito escasso e desemprego fizeram consumidor atrasar conta.

A escassez do crédito e o aumento do desemprego resultantes da crise financeira mundial fizeram o índice de inadimplência dos brasileiros quase dobrar no primeiro trimestre de 2009, segundo pesquisa divulgada ontem pela Serasa Experian. Entre janeiro e março, o número de consumidores com contas atrasadas subiu 11,4% em relação a igual período do ano anterior, quando a taxa ficou em 6,5%. Foi a maior alta desde 2006 (16,6%). Em março, o aumento foi de 22,6% ante fevereiro.

- A crise fez com que o crédito diminuísse, a partir de outubro de 2008. Quando as pessoas tentaram renovar os financiamentos no início deste ano, não conseguiram. Outras perderam o emprego e não honraram seus compromissos - diz Luiz Alberto Rabi Junior, gerente de Indicadores de Mercado da Serasa, para quem a inadimplência tende a se manter elevada no segundo trimestre do ano.

A alta de março é explicada principalmente pelo efeito calendário: como o carnaval foi no fim de fevereiro, muitos bancos só repassaram dados à Serasa no mês seguinte. No trimestre, as dívidas com bancos lideraram o ranking de inadimplência, com 43,4% do total. Em seguida, vieram cartões de crédito e financeiras (37,1%) e cheques sem fundo (17,6%). O valor médio da dívida com bancos caiu 1,5%, para R$1.357,47. (Danielle Nogueira)