Título: O caro não é a máquina, é a ineficiência
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 15/04/2009, O País, p. 4

Lula aponta excesso de formas de controle e diz que governo não pode atrapalhar

TELÊMACO BORBA (PR). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas ao funcionamento da máquina pública brasileira, ontem, na comemoração de 110 anos da Klabin, indústria de papel e celulose. Segundo ele, os problemas da máquina não são os recursos gastos, mas a ineficiência e os baixos salários.

¿ O que é caro no Brasil não é a máquina, é a ineficiência. Era muito mais barato a gente alfabetizar na década de 60, fazer a reforma agrária na década de 50 como o mundo inteiro fez.

Segundo Lula, se governasse hoje, Juscelino Kubitschek não teria conseguido nem a liberação para a pista de pouso do aeroporto de Brasília: ¿ Todo mundo fala que o Juscelino foi extraordinário. Se ele governasse o Brasil hoje e fosse construir Brasília, não teria conseguido nem a licença ambiental para fazer a pista para ele descer com o aviãozinho dele.

Lula disse que, ao contrário do que muitos falam, a máquina pública, do ponto de vista da formação e da qualificação dos servidores, é extraordinária.

Mas o BNDES foi um dos alvos das críticas.

¿ Entre você entrar com o pedido de dinheiro, ele ser aprovado e você colocar a mão no dinheiro... vou contar pra vocês uma coisa. Demora! Para o presidente, um dos motivos para a ineficácia da máquina é o grande número de mecanismos de controle.

¿ Criamos muitos obstáculos.

Hoje, se um funcionário da CEF, do BB ou do BNDES liberar um dinheiro, e sobre ele recair uma suspeita, é afastado, seus bens são indisponibilizados e tem que contratar advogado com o próprio dinheiro. Então, pensa: este Lula vai ficar mais quatro anos aí, quer que eu faça isso, mas vou tirar desta gaveta, colocar em outra até que termina o mandato dele e vem outro.

A máquina está preparada para trabalhar em ritmo que não é o de um mandato de quatro anos.

O presidente incorporou a tese do estado mínimo, defendida por Fernando Henrique Cardoso, e execrada pelo PT.

¿ Governo não existe para atrapalhar (...), governo existe para tomar decisões estratégicas, governo existe para ser indutor, não gerente.