Título: Deputado cedeu passagens a namorada e artistas
Autor: Bragam Isabel; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 15/04/2009, O País, p. 8

Adriane Galisteu e a mãe foram até a Miami na cota de Fábio Faria, que ainda levou convidados para camarote em Natal

BRASÍLIA. Mais um caso de abuso no uso de dinheiro público, na Câmara dos Deputados, causou constrangimento ontem entre os integrantes da Mesa e outros parlamentares: o deputado Fábio Faria (PMN-RN) usou sua cota de passagens aéreas para bancar viagens da apresentadora Adriane Galisteu, sua exnamorada, da mãe dela e de artistas contratados para desfilar em seu camarote Athlética, no carnaval fora de época em Natal (RN), chamado Carnatal.

Faria ontem não apareceu na Casa, mas, reconhecendo o erro, ressarciu à Câmara R$ 21 mil. À noite, o presidente Michel Temer (PMDB-SP) informou que vai enviar ofício ao deputado pedindo explicações, antes de decidir o que fazer.

Dinheiro público pagou despesas de evento comercial Segundo o site Congresso em Foco, entre 2007 e 2008, Faria usou a cota de passagens da Câmara para custear a viagem de 12 pessoas, inclusive ao exterior. Entre elas Adriane e a sua mãe, Emma Galisteu, que ganhou um dos trechos de Miami (EUA) a São Paulo.

Após soltar uma nota dizendo que não cuidava dos assuntos administrativos de seu gabinete, Faria informou que, para compensar a despesa, depositou R$ 21.343,60, por meio de uma guia de recolhimento à União (GRU), dinheiro que não retorna à Câmara, mas aos cofres do Tesouro.

O caso de Faria é considerado mais grave, porque ele usou dinheiro público para um evento comercial, onde teve lucro.

¿ Como corregedor, não tenho como tomar a iniciativa de abrir investigação. O que for encaminhado será prontamente investigado. Não há regra clara sobre os limites da cota de passagens.

Tem que discutir para corrigir desvios, inclusive comercialização de créditos, o que é condenável ¿ disse o corregedor ACM Neto (DEM-BA), que tratou do assunto com Temer.

Temer admite mudança na regra de uso de passagem Num primeiro momento Temer e o 3osecretário, Odair Cunha (PT-SP), chegaram a lavar as mãos, afirmando que a responsabilidade pelas explicações e pelo uso era do deputado.

¿ Ele (Fábio Faria) me ligou e eu disse: a cota é sua. Se é legal, justifique o uso. Se não é adequado, tem que devolver, porque a Câmara não pode ser prejudicada ¿ disse Temer, admitindo que poderá haver mudanças nas regras de uso das passagens.

O 4osecretário, Nelson Marquezelli (PTB-SP), completou: ¿ O princípio da cota é usar no desempenho do mandato.

Posso dar para um prefeito, um vereador, um técnico vir a Brasília, no exercício do mandato, mas não posso fazer turismo com isso.

A assessoria do deputado explicou que o ressarcimento não inclui as passagens usadas por Adriane, porque ela seria sua ¿companheira¿ na época. Por meio de sua assessoria, Adriane disse que não sabia como as passagens eram pagas. Segundo o Congresso em Foco, ela fez sete viagens com bilhetes emitidos pela Câmara. No caso da participação no camarote Athlética no Carnatal, foram pagas as passagens dos atores Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Fellipo, entre outros.