Título: Eike quer Porto de Açu no PAC
Autor: Passos, José Meirelles; Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 15/04/2009, Economia, p. 18

Pedido foi feito em encontro com Lula, que teria aceitado.

Em encontro de mais de 40 minutos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Eike Batista ¿ o empresário mais rico do país, segundo a revista ¿Forbes¿¿ praticamente conseguiu a inclusão do Porto de Açu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra, avaliada em US$ 1,6 bilhão, está sendo feita em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio.

¿ Foi sugerida a ele (presidente) a inclusão da obra, e ele aceitou a ideia. O presidente vai informar à ministra Dilma (Rousseff, da Casa Civil, que coordena o programa), para ver se o projeto se enquadra ao PAC ¿ disse Eike.

Segundo o empresário, fazer parte do PAC significará melhores condições de financiamento para as indústrias que quiserem se instalar no polo industrial, por meio das linhas do BNDES.

¿ Ouso dizer que será o maior polo industrial da América do Sul ¿ disse o empresário, ao sair da reunião com o presidente Lula, acompanhado do filho Thor, de 17 anos.

O projeto, desenvolvido pelo braço de logística do grupo, a LLX, já tem o dedo do governo. O BNDES Participações comprou 12,5% da companhia este ano: ¿ Via BNDESpar, o governo já tem uma participação no projeto. Acertamos também uma visita do presidente Lula às obras, o que dará outra conotação ao projeto.

O Porto do Açu deve estar pronto até o fim de 2011. (Cássia Almeida)