Título: Petrobras descobre mais petróleo no pré-sal
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 15/04/2009, Economia, p. 20

É a terceira jazida encontrada pela companhia no mesmo bloco em águas ultraprofundas da Bacia de Santos

A Petrobras anunciou ontem a descoberta de petróleo leve em águas ultraprofundas em uma nova área no bloco BM-S9, na camada pré-sal na Bacia de Santos. É a terceira descoberta feita nesse bloco, e foi comunicada ontem pela companhia à Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Petrobras não informou a estimativa do volume de petróleo e gás natural potencial do poço descobridor da nova reserva. Será necessário perfurar mais um ou dois poços e fazer testes de vazão para se estimarem as reservas.

O poço descobridor da nova área, batizada de Iguaçu, está 2.140 metros abaixo do nível do mar. A nova descoberta se encontra perto da área de Carioca, outra descoberta já realizada no bloco, a cerca de 340 quilômetros da costa de São Paulo. No bloco BM-S-9 já tinha sido descoberta também a área de Guará.

O bloco é explorado por um consórcio formado entre a Petrobras (45%), que é também a operadora, o britânico BG Group (30%) e o grupo hispano-argentino Repsol YPF (25%).

O BM-S-9 está próximo do bloco BM-S-11, onde a Petrobras descobriu as áreas de Tupi e Iara. A companhia estima que Tupi tenha reservas que podem variar de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de petróleo recuperável, enquanto Iara pode conter reservas entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris.

Para se ter uma idéia desses volumes, as reservas atuais do Brasil, descobertas e acumuladas nos últimos 54 anos de exploração de petróleo no país, são de 14 bilhões de barris.

Apenas as áreas de Tupi e Iara podem ter, juntas, 12 bilhões de barris.