Título: Conselho, enfim, notifica Edmar
Autor: Lima, Maria; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 16/04/2009, O País, p. 3

Deputado do castelo não justifica uso da verba desde janeiro

BRASÍLIA. O deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) conseguiu protelar, por mais de duas semanas, sua notificação do processo por quebra de decoro que responde no Conselho de Ética. O processo contra ele foi instaurado no último dia 1o, mas só ontem ele foi notificado. Depois de sua assessoria alegar que o deputado estava ausente da Câmara por problemas de saúde, Edmar acertou com o presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), ir à secretaria do colegiado, ontem, por volta de 12h30m, para a notificação. Mas desistiu. De manhã, pediu que um funcionário fosse a seu gabinete.

As portas foram trancadas.

Edmar, o deputado do castelo, terá prazo de cinco sessões ordinárias do plenário para apresentar defesa por escrito. Na berlinda desde o escândalo que revelou o uso indevido da verba indenizatória, Edmar tem evitado apresentar notas de gastos para ressarcimento.

No portal da Câmara, o último dado disponível é de janeiro, com gastos de R$ 15 mil para serviço de segurança. Entre 2007 e 2008, ele apresentou notas de gastos de R$ 236 mil da verba com segurança particular, e é processado justamente porque teria favorecido as próprias empresas com esses recursos .