Título: Câmara ouvirá dia 22 diretor da ANP citado em investigação sobre 'royalties'
Autor: Franco, Bernardo Mello; Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 16/04/2009, Economia, p. 23

Victor Martins, sócio de consultoria investigada, já confirmou presença.

BRASÍLIA e RIO. A Comissão de Minas e Energia da Câmara informou ontem que ouvirá na próxima semana o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Victor Martins, citado em dossiê que investiga desvio de royalties de petróleo, alvo de investigação da Polícia Federal (PF). O depoimento foi marcado para o próximo dia 22. Também será ouvida sua mulher, Josenia Bourguignon Seabra. Os dois são sócios na Análise Consultoria e Desenvolvimento, que presta consultoria a prefeituras interessadas em receber royalties pela exploração de petróleo.

Segundo o presidente da comissão, deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), os dois confirmaram presença.

O procurador da República Marcelo Freire devolveu à PF o inquérito que investiga um suposto esquema de fraude na distribuição de royalties do petróleo. Em vez de dar o prazo pedido pelo delegado responsável, Cleyton Bezerra, ele preferiu pedir à PF para que seja especificado o objeto do inquérito, já que não o considerou claro. O inquérito, que tem 29 páginas no volume principal, foi instaurado há um ano e quatro meses com base em notícias de jornal.

Freire também pediu à PF que esclareça a origem de um relatório de informações sobre a suposta fraude na distribuição de royalties. Sem identificação, o relatório envolve dirigentes da ANP no esquema.

Procurado pelo GLOBO para comentar o caso, Victor Martins não retornou as ligações da reportagem.