Título: O cara em versão animada
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 17/04/2009, O País, p. 8

Lula aparece em episódio do South Park, desenho de grande sucesso nos EUA, e é novamente elogiado por Obama

Correspondente

NOVA YORK. Depois de ser chamado de ¿o cara¿ pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no encontro do G-20 em Londres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou uma participação especial na TV americana: virou personagem do desenho animado ¿South Park¿, um dos programas de maior audiência nos EUA. No episódio intitulado ¿Pinewood Derby¿, a comunidade de South Park se vê às voltas com um alienígena procurado pela polícia intergaláctica por ter roubado bilhões, valor que pertenceria a vários outros planetas.

Na sua primeira aparição, Lula divide a tela com outros líderes mundiais, que parabenizam o personagem responsável pela vinda do extraterrestre ¿ até então a visita era considerada amigável.

Além do brasileiro, aparecem no episódio, de cerca de 20 minutos e que foi ao ar quarta-feira nos Estados Unidos, o primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, entre outros chefes de Estado e de governo.

Todo o enredo do episódio, no entanto, não passa de um grande teste para conferir se a Terra mereceria fazer parte de uma federação interplanetária.

Os ETs, na verdade, querem saber se os líderes mundiais são confiáveis. O alienígena, logo que chega, ameaça os terráqueos para conseguir o que ele diz ser um supercombustível. Em seguida, enquanto o alienígena está escondido, chega à Terra a polícia intergaláctica, que afirma estar procurando pelo bandido-ET. As pessoas dizem que não o viram e os agentes, desconfiados, vão embora.

Logo depois, o alienígena é morto, e o dinheiro é descoberto em sua nave. Nesse momento, com a concordância dos líderes mundiais, a população decide não avisar aos policiais intergalácticos, e o dinheiro é dividido entre todos os países do mundo.

Na segunda aparição de Lula no desenho animado, os líderes voltam a mentir sobre o paradeiro do dinheiro.

Dizem que ainda estão investigando onde está o alienígena procurado pela polícia. Lula aparece ao telefone, ao lado de dois assessores e com a bandeira do Brasil ao fundo, dizendo simplesmente: ¿Sem mudanças¿. Com essa frase, assim como os outros líderes, Lula mente aos policiais interplanetários ao dizer que continua sem saber onde está o dinheiro.

No fim do episódio, todos os líderes mundiais são desmascarados, quando a polícia interplanetária revela que tudo não passou de um teste para saber se o planeta Terra seria confiável o bastante para se juntar à Federação Intergaláctica de Planetas.

O personagem do desenho tem o mesmo visual das fotografias de Lula: terno escuro, barba grisalha, quatro dedos na mão esquerda.

O cartoon ¿South Park¿ é um sitcom famoso por seus episódios de humor negro, com toques surrealistas, que satirizam uma grande variedade de temas de política, sexualidade, violência e até religião. Criado por Trey Parker e Matt Stone, ¿South Park¿ já ganhou vários prêmios Emmy, já deu origens a videogames e, veiculado pelo canal ¿Comedy Central¿, é um dos programas de maior audiência, sobretudo entre pré-adolescentes, nos Estados Unidos. Já em sua 13 atemporada, ¿South Park¿ mostra as aventuras de quatro crianças ¿ Stan, Kyle, Kenny e Cartman ¿ e suas experiências bizarras numa cidade montanhosa chamada South Park. O episódio com Lula foi protagonizado pelo personagem Stan e seu pai, Randy Marsh.

A nova temporada do desenho animado foi produzida tendo como alvo uma audiência internacional, já que o programa começou este mês a fazer parte da programação semanal da TV britânica. Daí o interesse em líderes mundiais, que produziram manchetes em Londres por causa do G-20, no começo do mês. O episódio ¿Pinewood Derby¿ e outros antigos da série estão disponíveis também pela internet.

Na vida real, Lula voltou a ter destaque nos EUA, novamente em comentários elogiosos do presidente Barack Obama: ¿ Então, a importante mensagem que tenho que mandar é que nós agora vivemos no século XXI.

Os tempos mudaram. Um país como o Brasil é uma potência econômica e uma peça importante no cenário internacional. Meu relacionamento com o presidente Lula é o de dois líderes que têm grandes países, que estão tentando resolver os problemas e criar oportunidades para nossos povos, e devemos ser parceiros. Não existe parceiro sênior ou parceiro júnior ¿ disse o presidente Obama, em entrevista para a CNN em espanhol, que foi ao ar horas antes de ele chegar à Cidade do México, onde se encontrou com o presidente Felipe Calderón.