Título: Presidente da CUT pede Delúbio de volta ao PT
Autor: Damé, Luiza; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 17/04/2009, O País, p. 8

SÃO PAULO. Em artigo publicado ontem no site do deputado cassado José Dirceu, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, defendeu a volta do ex-tesoureiro Delúbio Soares ao PT. Delúbio foi expulso do partido em 2005 por ter sido um dos chefes do esquema conhecido como mensalão. Henrique cita três razões: a solidariedade devida pelos petistas ao excompanheiro; a coragem de Delúbio, ao arcar sozinho com o ônus do mensalão; e o fato de o PT não poder se curvar ¿às pressões da mídia e da direita¿. ¿Vamos realçar nossos valores partidários.

Coragem no debate e solidariedade na decisão¿, diz.

Segundo Henrique, o fato de Delúbio ter chefiado um esquema milionário de remessas ilegais a campanhas eleitorais, com suspeitas de que parte do dinheiro seja fruto de corrupção, não é violação à ética petista: ¿Não houve atitude que violasse a ética partidária. À medida que os processos judiciais contra ele foram se definindo, ficou claro que não há nenhum que o acuse de apropriação indébita de bens e tampouco de ter usufruído benefício pessoal¿.

O presidente da maior central sindical do país disse que Delúbio foi corajoso: ¿Sua postura de assumir, sozinho, as responsabilidades como tesoureiro do PT, a partir das acusações levantadas em 2005, e a defesa que fez do partido frente à sanha oposicionista nos depoimentos da CPI e demais interrogatórios pelos quais passou é de alguém que tem coragem¿.

Para Henrique, a expulsão foi falso moralismo: ¿O debate deve dar-se em torno da política, e não do falso moralismo.

Enquanto não houver financiamento público de campanha, sempre haverá este tipo de problema envolvendo algum partido¿. No fim, diz que a reintegração deve ser imediata: ¿Há quem argumente que Delúbio pode até voltar ao PT, desde que depois da eleição de 2010, para não `atrapalhar¿ a campanha de Dilma. Por favor!!! A imprensa não precisa da volta do Delúbio para fazer campanha contra a Dilma e o PT.¿