Título: Gabrielli nega uso político de verbas
Autor: Rocha, Vitor; Pitombo, João Pedro
Fonte: O Globo, 17/04/2009, O País, p. 10

Presidente da Petrobras diz que acusações escondem interesses locais.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, negou ontem a acusação de que estaria usando recursos da Petrobras para apoiar festas de prefeituras na Bahia, por meio da ONG gerenciada por Aldenira da Conceição Sena, vice-presidente do PT na Bahia. O objetivo do apoio, segundo adversários de Gabrielli, seria preparar sua eventual candidatura ao Senado. Gabrielli disse que há interesses políticos locais por trás das acusações.

¿ Não sou, nem serei candidato a senador. Essas matérias são típicas de imprensa marrom, refletindo interesses políticos locais ¿ disse ele.

Segundo Gabrielli, das 44 prefeituras que recebem recursos da Petrobras para festas de São João, apenas oito são administradas pelo PT.

¿ São recursos para uma festa cultural de visibilidade para a Petrobras. Uma ação de marketing importante. As prefeituras que são do PT são oito, e as prefeituras do PSDB, do PMDB e do DEM são 16.

Anteontem, Gabrielli chegou a responsabilizar o ministro da Integração Regional, Geddel Vieira Lima, pelas denúncias, afirmando que as informações faziam parte de uma ação política do ministro. Ontem, preferiu não citar nomes De Washington, onde está a trabalho, Geddel procurou contemporizar, sem criar polêmica: ¿ Não comento. Não sou adversário de Gabrielli, sou companheiro de governo dele