Título: Desoneração divide equipe econômica
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 17/04/2009, Economia, p. 19

BRASÍLIA. A desoneração dos produtos da linha branca já provoca briga na equipe econômica.

Embora a Receita Federal tenha informado que fez simulações sobre o impacto fiscal da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para geladeiras, máquinas de lavar e fogões ¿ algo em torno de R$ 260 milhões em três meses ¿, técnicos de outras áreas do Ministério da Fazenda dizem que não há decisão sobre a medida.

Inicialmente, a ideia do governo era dar um incentivo para que a população trocasse geladeiras antigas (que emitem gases prejudiciais ao meio ambiente) por produtos novos. O incentivo poderia ser uma redução tributária ou um subsídio e teria a vantagem de ajudar a indústria com um enfoque a favor do meio ambiente. Diante disso, os fabricantes da linha branca passaram a pedir uma desoneração mais ampla, abrangendo outros produtos além de geladeiras. Como usual, encomendouse à Receita um cálculo do impacto. No entanto, a equipe do ministro Guido Mantega ainda avalia se essa ampliação da desoneração vale a pena.

Estudos do ministério apontam que o problema da linha branca não está nos preços, e sim na falta de crédito no mercado.

A crise financeira mundial reduziu o acesso da população ao crédito e aumentou o custo dos financiamentos.

¿ Não está claro se a melhor alternativa seria a redução do IPI ¿ disse um técnico.

O problema é que o anúncio de que a Fazenda estaria calculando uma desoneração mais ampla gerou uma pressão.

¿ O desconforto é geral.

Passamos a sofrer pressão para fazer uma desoneração que nem sabemos se seria eficaz ¿ disse o técnico, lembrando que o governo tem que administrar um pesado Orçamento, com queda nas receitas.

A pressão vem até do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comentou ontem a possível desoneração da linha branca: ¿ Neste momento, eu sei que a arrecadação é importante, mas sei também que gerar emprego é mais importante.

Quanto mais empregos estivermos gerando, mais possibilidades nós temos de arrecadar.