Título: Informação vazou para o mercado
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 17/04/2009, Economia, p. 23

Presidente da Anatel quer levar caso a corregedoria.

Muito antes de a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciar oficialmente, no início da noite, a decisão a favor da gratuidade do ponto extra, a informação já circulava no mercado financeiro, enquanto os negócios ainda estavam em curso na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, ficou indignado com o vazamento: ¿ Tenho preocupação com os vazamentos, que aumentaram muito. Estou disposto a entregar ao corregedor todos os casos ¿ disse ele ontem.

Durante a tarde, o rumor sobre a decisão já era forte e circulava em e-mails entre operadores do mercado. O GLOBO teve acesso a uma dessas mensagens, que citava a informação como boato pouco antes das 16h. E a corretora Ativa divulgou um relatório dando a informação como notícia, citando até o placar de votos, às 16h56m, quatro minutos antes de o pregão na Bovespa fechar. A Ativa informou que obteve a informação por meio de uma assessoria política que tem a corretora como um dos clientes.

Com a boataria, as ações da Net bateram seu recorde histórico de negociação, com 5.755 transações ¿ contra cerca de 2 mil nos últimos dias¿ e despencaram 6,42%, a maior queda entre os papéis do Ibovespa.

Na segunda-feira, foi publicada no Diário Oficial a indicação do procurador federal Henrique Augusto Gabriel para corregedor da Anatel. A sua posse ainda depende da aprovação da ControladoriaGeral da União. Ele vai substituir Maury Caetano de Oliveira.