Título: Camata chora ao se defender no Senado
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 21/04/2009, O País, p. 4

Parlamentar afirma que pedirá à Corregedoria da Casa que o investigue.

BRASÍLIA. O senador Gerson Camata (PMDB-ES) chorou ontem ao se defender, no plenário do Senado, das acusações feitas pelo ex-funcionário Marcos Vinicius Andrade ao GLOBO. Emocionado, disse que vai apresentar um documento para cada acusação que recebeu. Em discurso de mais de uma hora, ele afirmou que pedirá à Corregedoria do Senado e ao Conselho de Ética para ser investigado.

Os nove senadores presentes manifestaram solidariedade ao colega, inclusive o presidente da Casa, José Sarney (AP), do mesmo partido. O deputado Paulo Maluf (PP-SP) também divulgou nota em defesa de Camata, dizendo que o acusador mente.

¿ O senhor foi o alvo errado e indevido de insultos. A solidariedade desta Casa é um conforto. Sou testemunha do seu espírito de luta, sei do homem correto e cidadão exemplar que é vossa excelência.

Aqui nesta Casa é um senador exemplar. Não será esse episódio que diminuirá em um centímetro o apreço que esta Casa lhe tem ¿ disse Sarney.

Camata avisou que pedirá seu afastamento temporário do Conselho de Ética e que se absterá das discussões da Mesa, da qual é suplente, quando sua conduta estiver em debate. O Conselho, porém, ainda não foi instalado, já que os 15 membros do mandato passado, incluindo Camata, perderam o cargo mês passado.

Pedro Simon (PMDB-RS) também defendeu Camata: ¿ Tenho muito orgulho de vossa excelência. Recebo as acusações como se fossem a mim feitas.

Marina Silva (PT-AC) ressaltou a qualidade espiritual de Camata e disse que é preferível sofrer uma injustiça a praticá-la.

Ao GLOBO, Marcos Vinícius Andrade, ex-funcionário de Camata, disse que o senador recebia propina de empreiteiras e apresentava prestações de contas falsas para justificar gastos inexistentes. O senador negou as acusações e afirmou que Andrade está sob tratamento psiquiátrico.

Entre os documentos que Camata apresentou à Corregedoria e ao Conselho de Ética há uma carta de Maluf, em que o deputado diz ser mentirosa a informação que Andrade deu ao GLOBO sobre uma doação que ele teria feito a Camata, de US$ 200 mil. Camata não esclareceu, porém, por que continua recebendo R$ 3.800 de auxílio-moradia, já que mora em apartamento próprio em Brasília.

Sobre a acusação de que retinha 30% do salário do ex-assessor, Camata disse que ¿é uma injustiça que vai doer na consciência desse rapaz o resto da vida¿.

¿ Como é fácil destruir 42 anos de vida pública, de trabalho, de dedicação, com seriedade, sem nenhuma comprovação ¿ queixou-se o senador aos colegas no plenário.