Título: Governadores criam fórum
Autor: Ana Maria Campos
Fonte: Correio Braziliense, 31/03/2009, Política, p. 09

Representantes dos estados do Centro-Oeste unem-se em busca do desenvolvimento da região. Convidado por Arruda, governador mineiro também junta-se ao grupo, que pretende encontrar-se com Lula

Reunidos na residência oficial de Águas Claras, sede do governo local, representantes de cinco estados e do Distrito Federal decidiram criar o ¿Fórum dos Governadores do Centro-Oeste¿, uma comissão com força política para tentar buscar recursos e apoio federal para o desenvolvimento da região central do país. Liderado por José Roberto Arruda (DEM), do Distrito Federal, o grupo pretende se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a estruturação da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco).

Extinto no governo Fernando Henrique Cardoso, o órgão foi recriado no início do ano, mas ainda não saiu do papel. O presidente Lula sancionou em janeiro projeto de lei complementar aprovado em dezembro pela Câmara, mas para que comece a funcionar depende de nomeações. Os governadores defenderam uma maior participação dos estados nas decisões estratégicas do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). Para isso, eles querem indicar representantes no Conselho Deliberativo da Sudeco, além de tirar do Banco do Brasil (BB) a gestão dos recursos orçamentários do FCO, cerca de R$ 11 bilhões.

Uma ideia é criar o Banco do Centro-Oeste que ficaria encarregado de gerenciar esses recursos com mais possibilidade de ingerência dos governadores na distribuição dos recursos. Há proposta em discussão de que a instituição surja a partir do Banco de Brasília (BRB), o banco oficial do Distrito Federal. Na reunião de ontem, os governadores de Minas, Aécio Neves (PSDB), e do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), se uniram aos gestores do Centro-Oeste.

Aécio disse que participou do encontro e pretende se integrar ao Fórum de Governadores porque Minas Gerais, especialmente o Noroeste do estado, tem problemas climáticos, de escoamento da produção, de energia e de segurança pública comuns ao Centro-Oeste. Além disso, municípios mineiros integram o Entorno. ¿O que estamos fazendo a partir dessa reunião é incorporando a força política de Minas para que nós possamos ter uma Sudeco forte, com fundos garantidos orçamentariamente para que não cuidemos de nossos problemas com ações bilaterais apenas¿, disse Aécio.

O ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência, Roberto Mangabeira Unger, esteve na reunião e defendeu que o assunto seja tratado imediatamente antes do início do ano eleitoral, quando as decisões são contaminadas pelo jogo político. Ao fim do encontro, do qual também participaram o vice-governador do DF, Paulo Octávio (DEM), o governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), e os vice-governadores do Mato Grosso, Sinval Barbosa (PP), e do Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith (DEM), os participantes divulgaram um documento intitulado ¿Carta de Brasília¿, em que apresentaram as diretrizes traçadas durante o almoço.

Afinidade Aécio participou da reunião como convidado de Arruda. Os dois sempre tiveram afinidade política e o governador de Minas tem no colega do Distrito Federal um importante aliado no DEM. Arruda, que traçou como estratégia de gestão o desenvolvimento do Centro-Oeste, transformou o tema de interesse de vários governadores numa bandeira para um discurso nacional. No fim da reunião, Aécio, potencial candidato à Presidência da República, admitiu que o encontro fortalece a aproximação com o DEM. ¿Tenho com o governador Arruda uma relação absolutamente fraternal e por ele uma admiração enorme. Temos a mesma visão de Estado ¿ um Estado eficiente e Estado para resultados ¿ isso nos aproxima. E por ser ele uma das principais lideranças do DEM isso fortalece os nosso laços¿, explicou.