Título: Petista prefere continuar à sombra de ministro do PR
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 19/04/2009, O País, p. 8

Senador João Pedro quer ser vice na chapa de Alfredo Nascimento.

BRASÍLIA. Outro senador suplente que já articula a eleição do ano que vem é o petista João Pedro (AM). Ele foi posto na chapa do então senador Alfredo Nascimento (PR-AM), em 2006, que disputava a reeleição, num acerto feito pelo próprio presidente Lula. O acerto previa o afastamento imediato do titular para assumir o Ministério dos Transportes, deixando o mandato livre para o suplente do PT. João Pedro quer continuar na carona de Nascimento, que deve disputar o governo do Amazonas, em 2010, sendo seu candidato a vice.

- O PT está fazendo uma composição com o PR para eu ser vice do ministro. Ele é imbatível, é muito forte. Se ele não ganhar e continuar ministro, tenho ainda mais quatro anos de mandato no Senado. Não posso fazer de conta que não há um preconceito contra o suplente, mas me sinto legitimado. Tive uma participação forte na campanha com o presidente Lula - diz João Pedro.

É a segunda legislatura em que o senador ACM Junior (DEM-BA) assume como suplente do pai, o falecido Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA). Na primeira, assumiu com a renúncia de ACM, que corria o risco de perder o mandato. Com a morte do pai, assumiu a titularidade do mandato. Ele diz não saber se vai sair de novo como suplente, se disputará outra cadeira no Parlamento ou o governo da Bahia, mas diz confiar que, nas urnas, herdará votos do pai:

- Estou satisfeito com minha atuação no exercício do mandato e não tenho medo de enfrentar as urnas.

Lobão Filho espera por decisão do pai ministro

Na mesma situação está Lobão Filho (PMDB-MA). Ele aguarda o desfecho da composição do novo governo de Roseana Sarney (PMDB-MA) para saber se o pai, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disputará novo mandato no Senado ou o governo do Maranhão.

- Tenho plenas condições eleitorais e estrutura para ganhar um novo mandato. Tenho que ver o que meu pai vai fazer, se sai de vice ou governador.

Na bancada do Distrito Federal, os dois suplentes - Adelmir Santana (DEM-DF), suplente do vice-governador Paulo Otávio; e Gim Argelo (PTB-DF), suplente do ex-governador Joaquim Roriz - se preparam para ir às urnas em busca de mandatos próprios. Santana tentará uma das vagas do Senado e Argelo, otimista, pretende disputar o governo do DF com José Roberto Arruda (DEM) e com Roriz.

- Meu caso é diferente. Não fui para a chapa do Roriz para financiar a campanha. Tenho uma carreira sólida, venci seis eleições, não peguei carona com o Roriz para chegar aqui não - diz Argelo.