Título: Lago desiste da quartelada e deixa o palácio
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 19/04/2009, O País, p. 9

Ex-governador, que teve mandato cassado, desiste de ficar entrincheirado e diz que resistirá em outros lugares

Luiza Damé

SÃO LUÍS. Dois depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter cassado seu mandato, o ex-governador do Maranhão Jackson Lago deixou o Palácio dos Leões, no final da manhã de ontem. Ele estava aquartelado desde a noite de quinta-feira, quando o TSE decidiu pela cassação. Antes de sair, Lago mandou fazer uma vistoria no palácio, na presença de representantes do Tribunal de Justiça. O objetivo era mostrar que o governo do PDT estava deixando o palácio sem danos e com todas as obras de arte no lugar. O ex-governador saiu pela porta principal do palácio às 10h55m, em passeata até a sede do PDT, em São Luís.

Depois de passar a noite na sede do governo, ao lado de parentes, Lago anunciou no início da manhã de ontem aos aliados acampados no pátio do palácio que desistiria de ficar entrincheirado. A resistência à decisão da Justiça Eleitoral será feita em outros lugares.

- Quem sabe a decisão a Justiça não esteja nos proporcionando a oportunidade de nos fortalecermos mais para uma chegada não só ao governo, mas ao poder, ao poder popular com o compromisso de formação de um grande governo popular. Vamos continuar a resistência em outros locais. Vamos à vitória - disse Lago, que atacou duramente a família Sarney.

Ele foi aplaudido por representantes de movimento sociais, que permaneceram em vigília de madruga. Antes de deixar o palácio, fez um comício e deixou discursarem representantes da Via Campesina, do Movimento dos Sem Terra (MST) e da União Nacional pela Moradia Popular. Deputados federais e estaduais ligados ao ex-governo ficaram de prontidão. Ao sair, o governador afastado foi saudado com gritos de "Jackson guerreiro, do povo brasileiro".

Apesar dos discursos exaltados, o clima era de tranquilidade. Apenas um boneco simbolizando José Sarney foi queimado em frente ao palácio e o deputado federal petista Domingos Dutra mandou um recado a Lula, criticando a presença do PMDB no governo federal. A governadora empossada Roseana Sarney procurou dar um ar de normalidade de trabalho. Teve uma reunião de trabalho em casa e depois visitou o Hospital do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (Ipem).