Título: Não imagino Brasil e Argentina separados
Autor: Scofiedl Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 20/04/2009, Economia, p. 12

Lula conciliador no "La Nación"

BUENOS AIRES. Às vésperas de um novo encontro com a presidente Cristina Kirchner, na próxima quinta-feira, em Buenos Aires, e em meio a uma difícil negociação entre empresários dos dois países para tentar pôr fim a novos conflitos comerciais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista publicada ontem no jornal "La Nación", não conseguir "imaginar Argentina e Brasil separados". Lula admitiu que a crise econômica provocou "problemas em nossas relações comerciais, mas isso não é razão para brigar. É razão para sentar-se à mesa para conversar".

O governo Kirchner ampliou as medidas protecionistas, que prejudicam 10% das exportações do Brasil e representam um prejuízo de US$1,5 bilhão por ano. "A Argentina está realizando um grande esforço para reestruturar sua indústria. E o Brasil não deve competir, mas ajudar. Temos de ver-nos como aliados", afirmou Lula.

Ele defendeu a necessidade de democratizar o Fundo Monetário Internacional (FMI). "O que queremos é um FMI no qual podemos pôr mais dinheiro porque temos mais, mas na hora de decidir deve existir uma decisão coletiva, levando em consideração o que é melhor para todos. Não deve existir uma delegação do FMI para checar as contas do Brasil, da Argentina ou da Venezuela, não queremos mais isso".