Título: Prova no carro-forte
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 18/04/2009, O País, p. 9

MEC faz esquema especial de segurança para evitar fraude.

BRASÍLIA. O MEC está preparando um forte esquema de segurança para as provas do novo Enem, exame nacional que decidirá o destino de milhões de estudantes. A logística prevê o transporte das provas em carros-fortes e acompanhamento de todo o processo de edição e impressão do material por agentes da Polícia Federal, tamanha a importância do exame.

O risco de violação da prova foi uma das principais preocupações levantadas pelos reitores das universidades federais. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, detalhou todo o esquema de segurança para os reitores dessas instituições.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os cuidados com o Enem serão maiores que com outros exames:

- Os reitores queriam saber com quantas horas de antecedência a prova será impressa e chegará aos lugares onde será aplicada. A segurança aumentará.

A estimativa do Inep é que 5 milhões de brasileiros se submetam ao novo Enem já este ano. Fernandes prometeu todo cuidado:

- A ideia é concentrar o máximo possível a logística de impressão das provas, de preferência em uma única gráfica. A proposta também é reduzir ao mínimo o tempo em que a prova fica no local de aplicação. Quanto mais concentrado o processo, maior é a segurança.