Título: Alívio para a cozinha
Autor: Rodrigues, Lino; Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 18/04/2009, Economia, p. 21

Governo reduz imposto de geladeira, fogão e máquina de lavar. Preço cai até 15% hoje.

Em mais uma medida para tentar amenizar os efeitos da crise, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para quatro tipos de eletrodomésticos. A medida, antecipada pelo GLOBO no dia 7 deste mês, valerá por três meses, a partir de hoje, e será retroativa aos estoques dos varejistas. A alíquota sobre geladeiras passou de 15% para 5%. No caso de fogões, foi de 5% para zero; no de máquinas de lavar roupa, de 20% para 10%; e nas máquinas de lavar tipo tanquinho, de 10% para zero. Grandes redes de varejo avisaram que os preços já cairão hoje. Entre os percentuais que as lojas divulgaram, a queda chega a 15%.

Segundo Mantega, empresários de indústria e comércio se comprometeram a manter o quadro de funcionários enquanto valer a redução - são 34 mil postos apenas na indústria. Mas admitiu que a promessa não foi condição para a desoneração:

- Não estamos fazendo (a redução) para todos os produtos que eles fabricam. Então, não é possível fazer um acordo e dizer que não vai haver demissão, porque eles produzem muito mais produtos. A expectativa é que as vendas deverão aumentar e as empresas, admitir mais trabalhadores.

Mais isenção no setor de construção

Michel Klein, diretor-executivo das Casas Bahia, vê um resultado positivo para o emprego:

- Aumentando as vendas, o emprego pode aumentar. Mas, para recuperar a queda nas vendas, só se houver uma prorrogação da medida, como aconteceu com os carros.

Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza, cobrou medidas complementares para aumentar o crédito.

- Vamos dar condições (crédito para o varejo) para que o consumidor possa adquirir os produtos - acrescentou Mantega.

O artista plástico Jarbas Viana pesquisava ontem preços de geladeiras no Shopping Nova América, no Rio. Ele pretende comprar duas, e calcula que poderá economizar R$200 caso o preço caia 5%.

- Vou esperar a redução de preços - disse Viana, que não descarta até comprar modelos melhores.

Ontem, foi publicada no Diário Oficial da União decisão de ampliar a isenção de IPI para mais itens da construção civil que tinham, em média, taxa de 5%: ladrilhos e placas (lajes) para pavimentação ou revestimento, cadeados, válvulas de gaveta e telhas, por exemplo.

Para Lourival Kiçula, presidente da Eletros, associação dos fabricantes de eletroeletrônicos, a medida ajudará a estabilizar as vendas do setor no segundo trimestre, sobre igual período de 2008, após caírem até 10% no primeiro trimestre. Pão de Açúcar e Wal-Mart estimam aumento de até 20% nas vendas de eletrodomésticos no Dia das Mães. O presidente do Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, disse que as vendas devem dobrar:

- Se a redução do IPI aumentou em 20% as vendas de carros, imagina o que vai fazer no nosso setor.

A renúncia fiscal foi calculada em R$173 milhões. O economista Raul Velloso, especialista em contas públicas, afirmou que o governo federal deveria ser mais cauteloso ao abrir mão de suas receitas. Para ele, o governo precisa definir um volume geral de arrecadação a que estaria disposto a renunciar e agir dentro desse limite.

Mantega afirmou que o governo não pretende compensar a queda de arrecadação, como aconteceu com a redução da alíquota do PIS/Cofins sobre as motos - quando houve a elevação do IPI dos cigarros. A Souza Cruz aumentou os preços dos cigarros antes da entrada em vigor - marcada para 1º de maio - das novas alíquotas, publicou o site G1. Tabela distribuída aos revendedores mostra preços 20% maiores desde 10 de abril. A empresa não comentou.

As ações de varejistas caíram com força, obedecendo à máxima do mercado de que as ações "sobem no boato e caem no fato". Desde a primeira notícia de que o governo estudava reduzir o IPI sobre eletrodomésticos, em 7 de abril, as ações da B2W, controladora de Submarino e Americanas.com, acumulavam alta de 28,72% até a quinta-feira. Ontem, caíram 5,08%. Já as das Lojas Americanas caíram ontem 3,09%, após valorização de 17,62%. As do Pão de Açúcar subiam 6,71% e perderam 2,48% ontem.

As ações da Usiminas tiveram a maior alta ontem entre os papéis que compõem o Índice Bovespa (Ibovespa), de 4,23%, em parte por ser fornecedora de aço para os fabricantes de eletrodomésticos.

COLABOROU Felipe Frisch (com G1)