Título: E Gabeira ainda acusa a imprensa
Autor: Suwwan, Leila; Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 23/04/2009, O País, p. 5

Câmara não é anunciante, alega.

BRASÍLIA. Após assumir publicamente que fez uso inadequado da cota de passagens aéreas da Câmara, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) começou o dia ontem anunciando que pretendia devolver à Câmara o equivalente ao dinheiro gasto. Mas, no fim da tarde, estava prestes a desistir da ideia porque, segundo ele, sua atitude poderia constranger colegas que fizeram o mesmo uso da cota e reagiram à sua intenção. Em discurso, Gabeira, que é jornalista, alegou que a Câmara está na mira da imprensa porque a Casa não é um grande anunciante.

¿ Como a Câmara dos Deputados não é um grande anunciante, como o Executivo, toda pressão voltase contra nós, porque aqui, sim, é possível criticar sem que se seja ameaçado de perder seus anúncios.

Gabeira disse que, até o momento, já foram localizadas três viagens nacionais e uma internacional pagas com sua cota. Um das beneficiadas foi a sua filha Tami Gabeira, psicóloga, que foi visitar a irmã, Maya, no Havaí. Ele não deu mais detalhes sobre as viagens, mas demonstrou preocupação sobre como prestará contas aos eleitores: ¿ Agora, preciso de um atestado da Câmara para trabalhar o eleitor.

Gabeira disse, no entanto, que, com a evolução desse debate, a divulgação das viagens feitas com sua cota deixou de ser fundamental: ¿ Nunca chegariam a mim, mas eu não consegui dormir. Se não falasse, moralmente não teria como conviver com isso. Eu arranhei minha imagem política espontaneamente, divulguei os gastos, porque isso me dá condições de trabalhar aqui ¿ disse, completando mais tarde, em discurso: ¿ Agora, posso começar a minha luta, porque eu queria o respeito dos senhores.

Se eu fizesse essa luta sem dizer antes que dei passagens, não seria respeitado, porque todos sabem que todos dão passagens.

Foi o caminho que eu encontrei. Passei por um corredor polonês na imprensa.